Mostra

Tony Vieira é destaque 

Cineasta contagense que rodou vários filmes na década de 70 é tema de exposição no Centro de Referência Audiovisual de Belo Horizonte

Destaque. Auto proclamado operário do cinema nacional, Tony Vieira gravou 32 longas metragens | Foto: tiago alves
PUBLICADO EM 25/07/14 - 03h00

O cineasta Tony Vieira, famoso por ter rodado filmes na década 70 – e que dá nome ao Cine Teatro da cidade – é destaque em uma exposição no Crav (Centro de Referência Audiovisual), em BH. A mostra, composta por um conjunto de fotos, textos, objetos, vídeos e referências ao artista, e que rememoram aquela época, estarão disponíveis para visitação do público até o ano que vem.

Durante a década de 1970, o cineasta mineiro Tony Vieira marcou época produzindo e rodando seus filmes na cidade de Contagem. Autoproclamado “operário” do cinema nacional, ele realizou 32 longas-metragens, a maior parte com recursos próprios, e foi grande inspiração nos gêneros do western e erótico, com estética popular e personalidade marcante.

A abertura da mostra aconteceu na última quarta (16), simbolizando a reabertura do Crav. Durante o evento de lançamento, Tony Vieira foi lembrado como personagem singular e ousado do cinema de Minas e do Brasil. “É muito emblemático o fato de ele ter sido cineasta em Contagem, durante aquele período histórico da ditadura militar, e buscar as correlações da sua obra com a cidade, o momento do país e as suas condições para fazer cinema”, declarou o coordenador de Políticas de Memória e Patrimônio de Contagem Tiago Alves.

A exposição foi organizada pela Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e pela Coordenadoria de Políticas de Memória e Patrimônio da Fundação Municipal de Cultura de Contagem (Fundac). A visitação pode ser feita de segunda a sexta, das 9h às 17h, com entrada franca.

O Centro de Referência Audiovisual de Belo Horizonte, fica na avenida Álvares Cabral, 560, Centro. Telefones: (31) 327-4773 e 3277-6330.