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BBB: A paixão brasileira por realities

Universo de programas que movimenta muito além das cifras

Por Claudine Bayma
Publicado em 16 de abril de 2024 | 17:00
 
 
Leia artigo de Claudine Bayma sobre os realities e o que eles movimentam no imaginário do público e na economia Foto: Ilustração O TEMPO

A indústria de entretenimento move mentes e comove corações de uma multidão de espectadores em todo o mundo. No Brasil, o segmento tem ainda mais força, como prova nossa paixão por novelas e reality shows. Não por acaso, os investimentos em publicidade no entretenimento devem crescer aproximadamente 5% no país, contra 4,5% na média global, podendo chegar a uma receita de US$ 41,3 bilhões em 2027, segundo a consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC). 

Como entusiasta do setor, acredito que o entretenimento é algo muito mais profundo que apenas uma distração. Nossas preferências dizem muito sobre quem somos, no que acreditamos, do que discordamos, nos indignamos, devotamos, repudiamos, compartilhamos, cancelamos… Enfim, é uma forma de expressão cultural valiosa, que ajuda a traçar o perfil de toda uma comunidade. 

Resultados do BBB 24

No Kwai, investimos nesse setor com diversas ações estruturadas e um calendário de iniciativas bem robusto. E os resultados são de encher os olhos. Os dados dos dois primeiros meses da nossa parceria com o maior reality do país, o BBB 24, da TV Globo, nos deixaram bastante satisfeitos. Desde o início do reality show, em  8 janeiro, mais de 200 mil novos usuários baixaram o Kwai em seus smartphones. Além disso, tivemos um aumento de 500 mil usuários diários ativos na plataforma no período.

E, ainda, vimos que mais gente está consumindo conteúdo de entretenimento no aplicativo. A hashtag #BBB24 ultrapassou a marca de 6,3 bilhões de visualizações na plataforma. Já a assinatura #BomPraKwai, criada especialmente para as ações relacionadas ao BBB, registrou um alcance de um milhão de posts, o que representa mais de 5,7 bilhões de visualizações. A música da campanha, reproduzida sempre nas aparições do Kwai no BBB, viralizou e foi utilizada em 8,7 milhões de posts, superando a barreira de 9 bilhões de views.

Os números provam o sucesso da parceria, que não só reforçou a lembrança da marca Kwai junto à enorme audiência do programa como também nos permitiu atingir um público novo interessado em conteúdo de entretenimento. E nos levou a alcançar nosso objetivo de oferecer conteúdos complementares às mídias tradicionais, por meio de vídeos diversos e formatos originais e exclusivos, melhorando a experiência da nossa comunidade e conquistando novos usuários.

A Fazenda

Mas vale lembrar que o Kwai aposta no mundo dos reality shows há um tempo. No Brasil, criamos programas próprios em formato de vídeo vertical, como o Kwai Chef e o Microfone Aberto, este último em parceria com a TV Band, e, em 2023, patrocinamos a 15ª edição de “A Fazenda”, da Record TV. 

Durante a edição 2023 de “A Fazenda”, tivemos várias iniciativas bem-sucedidas que transformaram o Kwai em um hub de conteúdo para quem quisesse saber tudo sobre reality show. Com exclusividade, exibimos as lives tradicionais do programa, como a Live do Fazendeiro e a Live do Eliminado, lançamos atividades especiais e trouxemos o quadro “Pé na Estrada”, realizado no perfil oficial da apresentadora Adriane Galisteu. Para complementar, demos espaço para ex-participantes icônicos, que, após saírem do confinamento, ganharam o seu próprio programa para falar, claro, desse formato que o brasileiro tanto ama, o reality show.

Indústria do entretenimento

Um dos mais bem-sucedidos foi o "Fala Sherazade", uma série de transmissões ao vivo na plataforma em que  a ex-Fazenda Rachel Sheherazade brilhava e sacudia as redes sociais, analisando e debatendo os acontecimentos do momento. O formato foi tão bem que até hoje temos lives dedicadas ao assunto, com o projeto chamado Papo Reto, comandadas, é claro, por quem mais entende do assunto: ex-participantes marcantes, como Fred Nicácio, Ana Paula Renault e Rodrigo Mussi.

Investir nesse universo traz mais do que audiência e retorno em números. O incentivo à indústria de entretenimento faz parte do nosso posicionamento estratégico, pois, acima de tudo, conecta-nos diretamente com o nosso público, que é engajado e criativo por essência. E isso parece ser só o começo: que venham muitas outras ativações de sucesso.

(*) Claudine Bayma é diretora geral do Kwai no Brasil