Opinião

Identificação do coronavírus

A importância de um teste preciso

Por Rodrigo Silveira
Publicado em 31 de julho de 2020 | 03:00
 
 

Com o aumento de casos e mortes pelo coronavírus em todo o país, a testagem continua sendo uma importante aliada na luta contra a doença, pois ela auxilia na identificação e na contenção de novos infectados.

Em Minas Gerais, por exemplo, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde, em 20 de julho, o número de pessoas contaminadas dobrou em apenas 19 dias. Mas para saber com exatidão se esses números são reais é essencial a utilização de exames precisos, que trazem resultados seguros e que foram aplicados e interpretados por profissionais especializados.

No mercado, existem diversos tipos de testes rápidos, a diferença entre eles está na sensibilidade e especificidade, ou seja, no quanto ele é preciso na identificação dos anticorpos, e ainda, no tempo de resposta ao reagente, que, em média, é de até 30 minutos. Quanto maior for a precisão, menor é a chance do resultado ser falso-negativo.

Um exemplo é o teste Covid-19 Instant View, produzido pela norte-americana Alfa Scientific. Além de ter todos os certificados necessários para a utilização no Brasil, possui um percentual de sensibilidade e especificidade acima de 93%, que representa um resultado seguro. Outra vantagem é que o diagnóstico é indicado em até 5 minutos.

Essa precisão e a agilidade de resposta fazem desse exame um aliado não apenas das autoridades no controle do vírus, mas também do setor privado, que em conjunto com um profissional de saúde ou de um laboratório parceiro, pode garantir a segurança dos seus colaboradores, fazendo a testagem. Principalmente das pessoas que atuam com serviços essenciais, como saúde e alimentação.

Alguns exemplos são a Coreia do Sul e os Estados Unidos, que tomaram decisões diferentes em relação a testagem. Enquanto o país asiático testou massivamente sua população e, atualmente, registra poucas confirmações por dia, os norte-americanos, que por sua vez, demoraram no controle da doença, são líderes globais em números de casos e mortes.

Isso demostra como a testagem eficaz se torna essencial na contenção da pandemia. Além disso, este método contribui para o monitoramento da população, ou seja, proporciona o isolamento das pessoas infectadas, colaborando com a diminuição da propagação e contágio pelo vírus. E, consequentemente, importante também na retomada econômica dos países.