Opinião

Mudanças positivas

Impactos no setor imobiliário

Por Adriana Magalhães
Publicado em 25 de maio de 2020 | 03:00
 
 

O mundo está sofrendo uma de suas piores crises com os impactos da Covid-19, doença causada pelo coronavírus. Essa pandemia atingiu em cheio as economias globais, provocando quedas homéricas nas Bolsas de Valores, fechamento de empresas e ou cancelamento de contratos de trabalho.

Mas, podemos tirar lições positivas diante desse cenário? A resposta é sim. Essa é a hora em que as empresas precisam usar a criatividade e dispor de todos os recursos possíveis. O setor imobiliário diante dessas dificuldades também está buscando alternativas.

A tecnologia, que já estava fazendo parte do dia a dia das empresas, tem se tornado uma das principais ferramentas para alavancar negócios.

O mercado de imóveis estava muito otimista com o ano de 2020, apostando em crescimento depois de alguns anos de retração. O que devemos imaginar agora é que em todas as crises sempre existem oportunidades a serem aproveitadas.

É o momento de pensarmos em novas estratégias de negócios, de nos aperfeiçoarmos e, o mais importante, termos consciência de que as mudanças ocorrerão e poderão ser muito proveitosas para todos em geral. Ao sairmos desse distanciamento social muitas ações que estamos colocando em prática irão nos acompanhar, farão parte do nosso dia a dia.

Em certas situações, as mudanças servem para nos dizer que estamos no caminho certo. Um bom exemplo disso são as visitas virtuais aos imóveis que têm sido um sucesso, tanto para compra quanto para locação; a utilização de aplicativos de busca de imóveis para alugar; a aprovação de crédito automática, imediata e sem fiadores; além das assinaturas digitais de contratos.

Os profissionais do setor imobiliário estão engajados em superar essas dificuldades, com o trabalho em home-office e explorando todos os potenciais possíveis, tudo indica que o trabalho remoto também veio pra ficar, pois em alguns setores da empresa chega a ser mais eficaz.

Após o fim da pandemia, iremos contabilizar todos os ganhos e as mudanças que vieram para ficar, pois as relações pessoais e comerciais não serão mais as mesmas, com certeza, serão melhores. O setor imobiliário voltará com força total porque os preços dos imóveis estão bons, a linha de crédito está alta, com juros baixos e não há nenhum outro investimento mais seguro.