Em coletiva nesta quarta-feira (10), a presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav Nacional), Magda Nassar, confirmou a realização da 48ª Abav Expo & Collab no período de 29 de setembro a 1 de outubro, no Expo Norte, em São Paulo, toda focada nos protocolos.
"Não é o evento grande que a gente sempre fez, até porque terá diminuição no número de participantes, em respeito à pandemia", afirmou Magda em coletiva de imprensa online. O evento será híbrido, com parte presencial e outra online.
A Abav Expo & Collab também passará por mudanças na comercialização dos estandes para garantir o distanciamento social, contará com caravanas pré-selecionadas de acordo com o perfil dos agentes de viagens e terá um novo formato do bem-sucedido Vila do Saber.
No balanço que fez da atuação da Abav no ano passado, Magda destacou o apoio à repatriação de brasileiros no exterior, a parceria com a Caixa para a liberação de R$ 30 milhões em linhas de crédito e a participação da entidade na elaboração do selo Turismo Responsável e do Guia do Viajante Responsável.
Unidos pela Vacina
Ela também destacou a importância da campanha Adia. Neste ano, a Abav apóia a campanha Unidos pela Vacina, movimento liderado por Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza, e seu grupo Mulheres do Brasil. "Queremos que todos nossos agentes e passageiros sejam vacinados", afirmou.
Entre as ações para a retomada, a dirigente destacou a necessidade de reverter a MP 907, que aumentou de 6% para 25% o imposto sobre a remessa de pagamentos a fornecedores no exterior pelas agências de viagens e operadoras. "Essa MP já foi desenhada com o Ministério do Turismo. Esperamos que o presidente assine. É um imposto absurdo porque tira nossa competitividade", explicou.
Magda também defendeu a prorrogação dos prazos das Medidas Provisórias (MP) 936, que permitiu a preservação dos empregos, e 948, que regulamentou o cancelamento e a remarcação das viagens para garantir a sustentabilidade do setor.
Retomada
Para os próximos meses, a entidade planeja promover seminários em parceria com os representantes locais e realizar o Match Business, evento de capacitação seguido de rodada de negócios, nos dias 11 e 12 de maio.
Para melhor a formação dos agentes de viagens, A Abav também participou, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da criação de um curso de MBA em gestão em serviços com ênfase em turismo, hotelaria e eventos. O início do curso será em 25 de fevereiro e terá duração de um ano. Associados da Abav têm desconto de 20%.
Outra novidade é o Abav Associado, uma parceria específica com um associado para gerar visibilidade, relacionamento com agências, capacitação e condições especiais na aquisição de serviços. Serão três planos de filiação à Abav Nacional, com opções anuais e semestrais.
Mercado
Atualmente, a Abav tem 2.200 associados, que representam 80% das vendas do setor. "Tivemos uma queda no número de associados, porque muitas agências se transformaram, outras migraram para o home office e algumas ainda fecharam as portas", esclarece Magda. No ano passado, o faturamento das agências de viagens registrou uma queda de 58,7% (R$ 14 bilhões) em relação a 2019, quando o segmento faturou R$ 33,09 bilhões.
Segundo pesquisa do Sebrae, em parceria com a Abav Nacional, 62% dos associados fecharam as instalações físicas durante a pandemia e continuaram com atendimento on-line; 25% pararam de funcionar temporariamente, 13% pararam, mas voltaram a operar com protocolos; e 1% encerraram as atividades.