Paulo Campos

Abav: Worldpackers é a vencedora do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo

Publicado em: Qua, 30/09/20 - 15h42
1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo buscou soluções para a retomada do turismo brasileiro por meio de projetos de base tecnológica
audima

A startup Worldpackers, de São Paulo, é a vencedora do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo. A competição foi realizada pelo Ministério do Turismo em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Wakalua Innovation Hub e Organização Mundial do Turismo (OMT). 

Com a primeira colocação, a Worldpackers ganhou uma viagem a Madri, na Espanha, para um programa de treinamento e participação na Fitur 2021, a maior feira de turismo do mundo. O segundo lugar ficou com Vivakey e o tetceiro com a Eion Veículos Elétricos. O resultado foi divulgado na terça-feira (29/9), durante a feira Abav Collab.

A Worldpackers é uma comunidade baseada na colaboração e relacionamentos que tornam a viagem mais acessível para aqueles que buscam uma experiência cultural. Por meio de uma plataforma online, conectam viajantes com anfitriões de todo o mundo. “Viajar é um direito universal e essa oportunidade que tivemos impacta muito no que fazemos”, afirmou Ricardo Lima, diretor da startup. 

O 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo buscou soluções para a retomada do turismo brasileiro por meio de projetos de base tecnológica que respondam tanto a necessidades imediatas do contexto pós-pandemia quanto a desafios gerais do turismo brasileiro.  

Quase 800 startups se inscreveram e dez foram classificadas para as semifinais da terceira edição da UNWTO Tourism Startup Competition. O júri utilizaram como critério para a escolha natureza inovadora, equipe de empreendedores, potencial de escalabilidade, relevância para o setor, viabilidade, sustentabilidade e contribuição ao setor do turismo.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ressaltou que a parceria com OMT e Wakalua é importante para estabelecer o Brasil como vanguarda da inovação global em turismo. “Promover a inovação é ainda mais relevante por causa dos desafios impostos pela pandemia de coronavírus, que trouxe grandes impactos para o setor", afirmou.
O diretor geral da Wakalua, Lisandro Menu-Marque, destacou a importância de se discutir, juntamente com o setor, essas duas causas: inovação e turismo. “Muito me orgulha quando eu vejo a qualidade dos dez finalistas do desafio, e que vão ajudar a desenvolver o turismo no Brasil”, elogiou.

Comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
LEIA MAIS
Hotelaria
Mercado
Para brasileiros
Hotelaria
Serra Gaúcha
Mercado
Eventos
Evento online
Mercado