Paulo Campos

Check-in/Check-out: confira as novidades do setor de turismo

Publicado em: Ter, 26/11/19 - 03h00

Economia criativa no Fórum do Amanhã 

Empreendedorismo. É atrás disso que tem corrido o ex-secretário de Turismo e ex-prefeito Ralph Justino em Tiradentes. Duas iniciativas de Justino têm colhido frutos: o Fórum do Amanhã e o Instituto Vertentes Vale. Desde o ano passado, crianças entre 6 e 7 anos do bairro Vargem de Baixo participam de ações sociais para a educação com foco na aprendizagem criativa. Já o instituto tem levado para a cidade histórica – muito focada no lazer cultural – eventos corporativos de segunda a quinta-feira. Justino, diga-se de passagem, foi quem deu o pontapé inicial para que os eventos pudessem proliferar (e transformar) na cidade.

Agende-se: para o próximo ano 
Natal Iluminado começou muito bem: já tem engatilhado novas parcerias para o ano que vem. Luiz César Costa, um dos cinco empresários que arregaçaram as mangas e criaram o evento natalino, acredita que em poucos anos Tiradentes será referência como Gramado. Além de chef e empresário, ele é proprietário do Luth Bistrô juntamente com a esposa Elizabeth Cruz – ambos são bem-sucedidos promotores de eventos. O TremBier, o festival de cerveja, o Quatro Estações e o Vinho & Jazz, criado em parceria com Ralph Justino, já tem data agendada para 2020: 14 a 17 de maio e 19 a 21 de junho, respectivamente. E olha que vem mais novidades por aí!

Gastronomia: Ora e Mia na vanguarda
A gastronomia de Tiradentes é um rega-bofe. As duas novidades gastronômicas na cidade têm algo em comum: três letras. No Mia, experimente a costela de boi assada 12 horas, acompanhada de mil-folhas de moranga e queijo canastra, receita do chef Rafael Pires (Pacco & Bacco). O Ora navega na fama proporcionada pela participação do chef Felipe Oliveira no reality global Mestre do Sabor. Se você não acredita nos poderes da boa gastronomia, deguste sua releitura de um dos pratos mais tradicionais da culinária mineira, o frango com quiabo. Oliveira tem passagem pelo Tragaluz, um dos expoentes (e pioneiros) da cozinha contemporânea na cidade.

Para o Natal: ceia no Tragaluz 
Gabriela Barbosa, proprietária da pousada Pequena Tiradentes – que de pequena só tem o nome –, fará a ceia de Natal deste ano no restaurante Tragaluz. No dia 25, o salão de café da manhã da pousada também terá um brunch natalino. Os pacotes de duas noites para o casal nos finais de semana de dezembro estão com preços promocionais: a partir de R$ 1.440 para apartamento standard, com serviço de transfer nos horários das projeções no largo das Forras.

Novidade: latas como suvenires
A ideia foi “importada” de uma viagem à Bélgica e virou febre entre turistas. Aberta há seis meses pelo casal Bruno e Renata Alves, a Casa de Latas é um projeto com a cara (e a identidade) da cidade. A loja no largo das Forras vende latas que servem para guardar de tudo – de balas a sabão em pó. Os recepientes valorizam artistas locais, como Fábio Francino e Silas Vilela. Algumas delas levam imagens do chafariz, da matriz, da maria-fumaça etc. O casal comprou os direitos de uso dessas imagens de Thi Rohrmann, que faleceu há cerca de dois meses. Suas pinturas já decoraram rótulos de cervejas, estamparam tecidos, coloriram telas e pratos de porcelana.

Segurança: câmeras 24 horas 
Enquanto o restaurante Casaazul não inaugura novo cardápio – com porções e combinados para acostumar locais e turistas com os sabores da cozinha mexicana –, a Associação Empresarial de Tiradentes (Asset), presidida por Rejane Cunha, faz parceria com o Festival Fartura para instalar, até 30 de dezembro, 22 câmeras de monitoramento 24 horas em vários pontos da cidade. Todas as ocorrências então passarão a ser acompanhadas ao vivo pelos celulares da PM

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.