Paulo Campos

Madri

Conselho Executivo da OMT aprova instalação de escritório regional no Brasil

Publicado em: Seg, 06/12/21 - 11h19
Rio de Janeiro é uma das cidades cotadas para a instalação do escritório da OMT | Foto: Rafael Catarcione/Divulgação

O Brasil foi confirmado oficialmente, na sexta-feira (3), em Madrid, na Espanha, como sede de um dos escritórios regionais da Organização Mundial do Turismo (OMT) no mundo. O anúncio foi feito pelo secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, após a 114ª Reunião do Conselho Executivo. O objetivo é que o escritório seja inaugurado em meados de 2022.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que esteve em Madrid na última semana para articulação dos detalhes finais do acordo, disse que não tem dúvidas de que com essa decisão ganham todos os países da região e, especialmente, a OMT, que contará, nos próximos anos com mais três escritórios regionais.

Além desse escritório, o Conselho da OMT também analisou a instalação de outros dois, um na Argentina e outro no Marrocos. As negociações para a instalação de um escritório da OMT no Brasil acontecem desde 2020. Esse será a primeira sede da entidade nas Américas e terá a função de alinhar medidas para fortalecer o setor e divulgar não apenas o Brasil, mas todos os países da região.

A Assembleia Geral da OMT ocorre a cada dois anos e é responsável por aprovar o orçamento, o programa de trabalho e debater assuntos de fundamental importância para o setor de turismo. Já o Conselho Executivo da entidade, do qual o Brasil é membro eleito com mandato de 2021 a 2025, é responsável por implementar as decisões e as recomendações da Assembleia Geral. Ela também aprovou temas importantes como o Código Internacional de Proteção do Turista.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.