Paulo Campos

Palácio da Liberdade

Cozinha mineira é tema de encontro da Secult com profissionais do setor

Publicado em: Seg, 18/10/21 - 14h00

O Palácio da Liberdade, um dos espaços mais emblemáticos da capital mineira, na praça da Liberdade, foi o cenário na quinta-feira passada da apresentação de um dossiê importante. Na Sala de Banquete, o secretário de Cultura e Turismo, Leandro Oliveira, reuniu 40 convidados, entre chefs, empresários e acadêmicos de gastronomia, para alinhar o documento de registro que irá tornar a cozinha mineira Patrimônio Cultural Imaterial do Estado.

Oliveira enfatizou a cozinha como o elemento mais importante para a autoestima do mineiro e a efetivação do Estado como destino internacional. “A cozinha mineira é o elo entre as várias regiões de Minas Gerais e, de forma mais profunda, da mineiridade. É um dia de reflexão sobre a cadeia produtiva, desde a agricultura familiar, onde o produto é feito, até a mesa dos mineiros e, claro, para o turismo", enfatizou o gestor da Secult.

Na reunião foram descutidos os projetos no edital Reviva Turismo, já lançado pela Secult, que irão promover a cozinha mineira; a valorização dos povos tradicionais que delineiam as tradições gastronômicas em Minas; o ensino da cozinha mineira nas escolas de gastronomia; a capacitação de profissionais do setor; a promoção mais vigorosa da culinária mineira no mundo e os próximos passos para tornar a culinária um patrimônio imaterial.

Um dos argumentos mais fortes em favor da gastronomia mineira é uma pesquisa do Observatório de Turismo, da Secult, que aponta que 32% dos turistas que chegam ao Estado vêm atraídos pela cozinha mineira. "Potencializar e valorizar isso como patrimônio histórico de Minas Gerais é, sobretudo, promover um marketing efetivo, dentro de Minas Gerais, fora do Estado e para o mundo”, destacou o secretário.

Minas em Lisboa

De 10 a 14 de novembro, uma comitiva organizada pela Secult estará na capital portuguesa para promover a culinária mineira no evento Convenção dos Municípios — Lisboa 2021. O foco são governos locais, empresas, associações setoriais, cadeias hoteleiras, operadoras de turismo, agências de viagens e imprensa de modo geral. Na programação estão previstos rodadas de negócios, jantares, reuniões para networking e conferência de imprensa.

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.