A operadora Diversa Turismo entrou oficialmente no mercado mineiro no dia 21, com um evento para agentes de viagens no Pellegrino Restaurante. Em petit comité, a operadora apresentou-se como nova alternativa de negócios, onde os agentes poderão escolher diversos modelos de atuação tanto em relação aos clientes como em relação às comissões sobre vendas. "Nosso modelo de financiamento é o que faz a diferença (...) estamos tentando eliminar cada vez mais os juros (...) não pagamos comissão", salientou o diretor James Giacomini. "Simplesmente porque queremos que vocês ganhem dinheiro de maneira justa e transparente", acrescentou.
A operadora - hoje com matriz em São Paulo e presente em Campinas, Santos e Ribeirão Preto, no interior de São Paulo - não pretende se expandir muito. Com a abertura de representação em Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES), a Diversa Turismo entrou na fase adulta, segundo Giacomini. "Somos um povo velho de trabalho com mentalidade nova e diferenciada", enfatiza. Boa parte dos 30 funcionários da operadora são pessoas experientes no mercado, que vieram, como Giacomini, de empresas como a extinta MMT Gapnet. O que diferencia a Diversa de seus concorrentes é exatamente o preço ("meu pacote será sempre mais barato"), depois a competência de meu time ("ninguém no meu grupo tem menos de dez anos de mercado), salienta o executivo.
Em Belo Horizonte, Giacomini apresentou João Cruz, ex-MMT Gapnet e FRT, como executivo de relacionamento no Estado. Ele será o responsável por explicar aos agentes de viagens mineiros o novo modelo de negócio. "Belo Horizonte é o mercado que respondeu mais rápido e entendeu nossa nova negociação", comenta Giacomini sobre a decisão de abrir a representação em Minas e expandir os negócios para o Sudeste. Depois, o executivo explicou o foco, afirmando que a "Diversa é uma empresa para grupos".
Um dos primeiros lançamentos da nova operadora acontecey em fevereiro deste ano: o programa Novos Olhares selecionou 18 destinos para o viajante explorar em 2019, entre eles África do Sul, Alemanha, Armênia e Geórgia, Chile, Emirados Árabes, Egito, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Holanda, Índia, Itália, Marrocos, México, Peru, Portugal, Quênia, Tailândia, Turquia e Vietnã. A proposta da nova operadora é explorar destinos clássicos (e exóticos) de maneira autêntica, saindo dos roteiros tradicionais que são comercializados no Brasil. "A ideia é justamente mostrar o destino com um novo olhar, em uma experiência diferente", afirma Giacomini. Só ano passado, a Diversa embarcou 12 mil passageiros e realizou cerca de 20/21 viagens por mês.