Políticas Públicas

Encontro de Gestores de Cultura e Turismo bate recorde de participação

Mais de 4.200 inscrições foram efetivadas e levaram ao Palácio das Artes representantes de 700 municípios

Por Paulo Campos
Publicado em 15 de março de 2024 | 11:00
 
 
O Grande Teatro ficou lotado nos dois dias de evento Foto: Paulo Campos

Com recorde de inscrições (4.200 participantes) e participação de municípios (mais de 700), o 6º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais foi encerrado nesta quarta-feira (13) no Grande Teatro Cemig, do Palácio das Artes. Entusiasmo e engajamento deram o tom desta edição. A programação, que contou com palestras, rodas de conversa e seminário, teve como grande destaque o lançamento oficial do “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea”, que marca o início de uma série de ações voltadas para a promoção da diversidade da cozinha de Minas Gerais no Brasil e no mundo.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, define o encontro como uma “comunhão de ideais”. “Minas Gerais está festiva, pois celebra números históricos.  O Ano da Cozinha Mineira é síntese da mineiridade e mexe fundo com todos nós. É a nossa porta de entrada. No contexto do governo de Minas, turismo e cultura se uniram nesses dias para celebrar dados históricos do PIB mineiro”, enfatizou. Na quarta-feira, o governador Romeu Zema anunciou que o Produto Interno Bruto (PIB), ou todas as riquezas geradas no Estado, ultrapassou R$ 1 trilhão pela primeira vez na história em 2023.

Durante três dias, gestores de diversas regiões do Estado se reuniram para debater estratégias e trocar experiências. Para o secretário de Turismo e Cultura de Grão Mogol, Ítalo Mendes além do alinhamento das políticas públicas do Estado com os municípios, o que tem contribuído para reposicionar Minas no turismo brasileiro, o encontro proporciona intercâmbio entre os gestores públicos entre si, com os municípios conhecendo boas práticas do turismo e criando parcerias e estratégias de cooperação Ele destaca como alto a palestra de Marta Poggi sobre tendências, inovação e transformação digital.

Guilherme Carvalho, gestor do turismo de Tiradentes, destaca o entrelaçamento de turismo com outros segmentos, como a arquitetura, e aponta a apresentação do arquiteto Gustavo Pena como um ponto positivo. Ele só lamenta que sejam apenas dois dias de programação: “seria mais interessante uma programação mais extensa no primeiro dia e uma mais flexível no segundo para envolver mais os gestores”. Nos próximos encontros, sugere que as palestras tenham um caráter mais técnico. Tiradentes vai sediar o Seminário da Cozinha Mineira Contemporânea em agosto.

Durante o evento, ocorreram visitas técnicas a 20 equipamentos culturais do Circuito Liberdade. Houve, ainda, cozinha-show com a chef Mariana Gontijo e exposição e comercialização de produtos típicos no foyer do Grande Teatro, como cachaças, doces, queijos e cafés de diversas regiões. Duas novas Instâncias de Governanças Regionais (IGRs) foram certificadas: Montanhas Mágicas da Mantiqueira e Pico da Bandeira.

O 6º Encontro de Gestores foi realizado pelo governo de Minas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com o Sebrae Minas, a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), a Rede Estadual de Gestores de Cultura e Turismo e a Associação Mineira de Municípios (AMM).