Paulo Campos

Lisboa

Faop assina protocolo com a CPLP para criar a Escola Virtual de Turismo

Publicado em: Qui, 11/11/21 - 17h52
Os dirigentes da Secult-MG e os membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) durante seminário da entidade em Lisboa | Foto: Secult-MG/Divulgação

Foi assinado nesta quinta-feira um protocolo de intenções entre a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), e o Instituto de Formação dos Países de Língua Oficial Portuguesa (IF/CE-CPLP) para a criação da Escola Virtual de Turismo. A ideia é que a Escola comece a funcionar no primeiro semestre de 2022. 

A assinatura do protocolo de intenções é o primeiro passo para a internacionalização da Faop. Segundo o presidente da entidade, Jefferson da Fonseca, a escola oferecerá cursos de pequena duração para profissionalizar de toda a cadeia produtiva do turismo, projetando os mestres de ofício e ampliando a internacionalização dos circuitos turísticos de Minas.

O segmento cultural também é contemplado, uma vez que serão disponibilizadas práticas ligadas ao restauro e à conservação artística, atividade na qual a Faop é referência há mais de 50 anos. Recentemente, a instituição ampliou suas fronteiras ao inaugurar uma unidade na cidade de Paracatu, no noroeste de Minas.

"O Instituto de Formação tem dezenas de cursos técnicos que se somam agora aos nossos também. No total, serão oferecidos mais de 50 cursos", salienta Fonseca. Para presidente do IF-CECPLP, Laurentino Ferreira, a parceria com a Faop pode gerar oportunidades no mercado, impulsionando o turismo e outros setores.

"Esse projeto em parceria com a Fundação de Arte de Ouro Preto e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo é baseado na formação e na capacitação de todos os setores, mas, essencialmente, fortalece o turismo, que é um setor que Minas Gerais quer desenvolver, se reafirmando como o principal destino turístico no Brasil”, pontou Ferreira.

 

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.