Como você avalia a campanha “Love is Great” do ano passado?

As impressões com consumidores-alvo da comunidade LGBT no Brasil, através de nossas atividades, emparelhamos com figuras de engajamento de nossas parcerias de conteúdo em 2018 – a revista “ViaG”, o site poenaroda.com.br e o aplicativo de Sonder.LGBT. Neste ano, estaremos implementando uma pesquisa para aumentar nosso conhecimento sobre a eficácia dessa campanha.

Quais as ações programadas da campanha “Love is Great” neste ano no Brasil?

Os destaques da campanha Love is Great em 2019 incluem o festival Love Noronha, de 15 a 18 de agosto, em Fernando de Noronha (PE), e o apoio aos times de vôlei e futebol da equipe paulista Unicorns na 1ª True Colors Cup, nos dias 7 e 8 de setembro, em São Paulo, e na quarta edição do campeonato de futebol Champions Ligay, em Belo Horizonte, de 15 a 17 de novembro. Em 5 de outubro, a marca será apoiadora do evento que promove viagens com foco no público LGBTI+ produzido pelo Viaja Bi!, em São Paulo. A última atividade da campanha acontecerá em Porto Alegre, no dia 24 de novembro, com nossa presença na capital gaúcha durante a 23ª Parada Livre. Além disso, a marca participou do IV Festival Internacional de Cinema, em Brasília (DF), do Fórum de Turismo LGBT, em São Paulo.

Como está a segunda fase da campanha focada no futebol?

Estamos com um toque mais leve no futebol neste ano, enquanto alavancamos os filmes de “Yesterday” e “Downton Abbey”, que serão lançados no Brasil em agosto e novembro, respectivamente. Planejamos lançar a próxima fase da campanha “Football is Great” por meio de atividades de relações públicas, compartilhando conteúdo em nossos canais digitais e trabalhando com agentes de viagens nos próximos meses.

Quantos turistas brasileiros visitaram o Reino Unido no ano passado?

Em 2018, foram registrados 240 mil turistas brasileiros no Reino Unido, número acima do previsto. Eles gastaram £ 215 milhões durante o período, o que equivale a 2 milhões de diárias de hotel.

Em relação a 2017, qual a porcentagem de crescimento?

O número de desembarques em 2018 reduziu 2% se comparado a 2017 (244 mil). Esse resultado, até estável, pode ser atribuído à força da libra esterlina frente o real, a menos tarifas promocionais em voos entre o Brasil e o Reino Unido e à incerteza dos consumidores em relação às eleições. Para este ano é esperado uma previsão de crescimento de 252 mil turistas brasileiros no Reino Unido.

Em que o Brexit – nome atribuído à saída do Reino Unido da União Europeia – afeta o turismo no Reino Unido?

Em relação ao mercado brasileiro, o Brexit não afetará o turismo no Reino Unido. Brasileiros continuarão sem precisar de visto de entrada para o destino.

No ano passado, quais foram os destinos mais visitados no Reino Unido e que mais cresceram no interesse dos visitantes?

Londres continua sendo o destino mais popular para brasileiros. Nossa pesquisa mostra que, em 2018, 80% dos visitantes brasileiros incluíram Londres em seus roteiros. Áreas fora de Londres receberam um pequeno aumento de brasileiros: 26% incluíram essas áreas em seus roteiros, contra 20% em 2017. Fora da capital britânica, Liverpool, Manchester e cidades universitárias, como Oxford e Cambridge, foram as mais populares entre os turistas.

Quais as novas rotas que estão sendo exploradas?

Estamos percebendo o interesse de operadores e agentes de viagens em relação à Escócia. A cidade histórica e bonita de Edimburgo, experiências de uísque e gin, a cultura única do país, a lenda do lago Ness, a beleza das terras altas e o novo museu de V&A Dundee estão atraindo muitos visitantes.

Quem é hoje o público-alvo do VisitBritain?

Nós segmentamos nosso público por comportamento, com as denominações de “buzzseeker” e “culture buff”. Os “buzzseekers” são viajantes independentes que apreciam experiências culturais em todas as suas formas – comida e bebida, esporte, atrações históricas, herança, eventos, tradições e realeza. Os “culture buffs” são aqueles que gostam de visitar atrações icônicas e todas as coisas relacionado à cultura pop britânica – filmes, TV, música, artes, família real etc. Ambos os segmentos procuram experimentar uma cultura diferente da sua.

O novo voo da Norwegian, inaugurado em 31 de março deste ano, é um reforço na divulgação do destino?

Absolutamente! Os quatro novos voos semanais da Norwegian entre Rio de Janeiro (Galeão) e Londres (Gatwick), bem como a Virgin Atlantic iniciando voos diariamente entre São Paulo/Londres (Heathrow) a partir de 2020, devem impulsionar esse crescimento. Os novos serviços oferecem ao VisitBritian a oportunidade de promover essa parte do destino, além de experimentar a cultura única de praia da Grã-Bretanha (British Seaside). Com quase 500 km de costa espetacular, vilas inglesas autênticas, quatro locais tombados como patrimônio mundial da Unesco e dois parques nacionais, a costa sudoeste da Inglaterra tem atrações de sobra para os brasileiros que viajam ao país. De Brighton à ponta de Penzance, a área é ótima para ser explorada de carro. O mesmo para o Condados de Sussex, onde está localizado o aeroporto de Gatwick.