Música

Atrações para todos os gostos

Atriz conhecida pela cômica Bozena (“Toma Lá dá Cá”) traz show de jazz | Foto: Bob Wolfenson/divulgação
PUBLICADO EM 16/04/14 - 18h02
Com mais de 70 eventos programados em 17 projetos distribuídos ao longo desse ano, o #ClaroExperiências, novo palco de incentivo às artes em Belo Horizonte, inaugura sua lista de atrações na sexta (25) com apresentação gratuita da atriz e cantora Alessandra Maestrini, às 18h30, na praça da Savassi. 
 
O show integra o “Som Clube”, braço da programação dedicado às novidades da cena musical brasileira. Realizado pela primeira vez em 2000, o projeto trouxe, em três meses, 24 shows ao coração da região centro-sul da cidade. “Foram 24 eventos muito bem sucedidos, aclamado como um dos melhores projetos do ano. Na primeira edição tivemos apenas músicos mineiros – um artista consagrado apresentava um iniciante. Voltamos agora, 14 anos mais tarde, com mais estrutura, mais tecnologia e mais interatividade”, conta a curadora Maria Alice Martins. 
 
Sempre às sextas, no horário de maior pico de trânsito de carros e de pedestres no cruzamento entre as avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas, um palco desmontável será erguido em 30 minutos para receber Maestrini, Thiago Pehtit (2/5) e Marcelo Jeneci (9/5). Em agosto e setembro, Silva, Cida Moreira e Filipe Catto também passam por lá - em forma de barco, o palco de malha, velcro e alumínio projetado pelo arquiteto Gustavo Penna é quase uma instalação urbana. “A estrutura é quase uma escultura – o diferencial é que ela pode ser montada e desmontada num piscar de olhos. Temos sempre a preocupação de cuidar dos espaços que usamos. A cidade já é tão maltratada que nós não permitimos que os nossos espetáculos contribuam para isso. Até as 20h estará tudo limpo”, desabafa Martins. 
 
A Abertura
Alessandra Maestrini é até hoje lembrada por Bozena, personagem que interpretou na comédia “Toma Lá dá Cá” (Globo, 2007/09). Muita gente também se surpreendeu ao vê-la protagonizar a inédita montagem brasileira do musical “New York, New York”. Entre óperas, musicais, filmes, novelas e peças, seu lado menos conhecido, autoral e jazzístico, é o que ela traz para a abertura do projeto. 
 
Em entrevista ao Pampulha, Maestrini conta como a cantora americana Barbra Streisand (“minha fada madrinha”) mudou sua vida. “Quando a descobri, aos 14 anos, ouvia e via tudo que ela havia feito, o tempo todo, sem trégua. Um dia minha mãe chegou em casa e me pegou cantando no banho. Ela pensou que fosse a Barbra no rádio, e foi aí que nós descobrimos que eu também podia cantar”, conta a artista, que entende a versatilidade como sua maior aliada: “A cantora dá ritmo à atriz e à comediante. A atriz traz a emoção e a presença para a cantora e a comediante dá o despojamento pra todas”, conclui. 
 
Os Tentáculos
Ainda em abril, a banda Tianastácia recebe o cantor Nasi (ex-Ira) no Circus Rock Bar para a estreia do projeto “Claro Rock”. O #ClaroExperiências abrange também o “Palco Ultra” – festival de bandas universitárias –, o “Música para Viajar” – com apresentações no Aeroporto de Confins –, o “Música no Teatro” – shows gratuitos do cantor e compositor Sideral que circulará pelo interior de Minas –, além de inúmeras apresentações de teatro, dança, circo e performances na Praça da Liberdade. E para encerrar em grande estilo, o Festival #ClaroExperiências acontece em dezembro com os destaques da programação. Acompanhe a agenda completa pelo site claroexperiencias.com.br. 
 
Especial para o Pampulha (

)
 
#ClaroExperiências 
Shows e eventos durante todo o ano. Abertura na próxima sexta (25), às 18h30, na Praça da Savassi (quarteirão fechado entre as avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas). Info: claroexperiencias.com.br.