Artes Cênicas

Comédia de trás pra frente

Octávio Mendes consultou freiras reais para saber se sua personagem poderia fumar | Foto: Divulgação
PUBLICADO EM 22/08/14 - 13h35

A personagem Irmã Selma, carro-chefe do espetáculo “Irmã Selma e seu Terço Insano”, que o ator Octávio Mendes apresenta quinta (28) e sexta (29), no Teatro Alterosa, foi inspirada numa entrevista do diretor norte-americano Steven Spielberg. “Ele explicou que pensa seus filmes a partir da curva emocional que quer que o espectador sinta e planeja cada minuto pensando no sentimento que pretende provocar. Por isso, apesar do argumento fraco, ‘E.T.’ foi um sucesso absoluto, por exemplo”, conta Mendes.

“Achei genial e resolvi fazer algo parecido, montando a coisa ‘de trás pra frente’. Primeiro pensei numa característica que um humorista jamais devia ter: ser mal-humorado. Daí, fui criando as outras características. Resolvi fazê-la como uma freira por último, porque na época me apresentava num cabaré à meia-noite, seria bem inusitado”, explica.

Além de Irmã Selma, Mendes traz Mônica Goldstein, uma apresentadora de programa sensacionalista, o ex-gay Walmir, a prostituta aspirante a cantora Xanaína e a cantora baiana Maria Botânica. Todos os personagens foram criados nos tempos do “Terça Insana”, projeto teatral dedicado à comédia que é celeiro de humoristas na cidade de São Paulo, do qual o ator é um dos fundadores e que fez despontar nomes como Marco Luque, Marcelo Médici, Graziella Moretto e Luís Miranda.

“Nos organizamos para que fosse algo para nós mesmos, tanto é que escolhemos a terça, porque geralmente é um dia que ninguém fica em cartaz. Fazíamos para os amigos, mas de repente começaram a vir os amigos de amigos e a coisa tomou uma proporção tal que passou a caminhar sozinha”, lembra.

Intacto

Mendes chama a atenção para um fenômeno que, segundo ele, até então só havia observado na música. “Quando as esquetes foram ficando populares, eu comecei a tentar renovar o espetáculo, mas as pessoas vinham reclamar comigo, que eu havia retirado partes que elas gostavam. Por isso, já faz um tempo que eu mantenho o mesmo texto sempre que me apresento”, justifica.

 

Irmã Selma e seu Terço Insano

Teatro Alterosa (av. Assis Chateubriand, 499, Floresta, 3237-6011). Dias 28 (quinta) e 29 (sexta), às 21h. R$ 60 (inteira)