Artes Visuais

Exposição reúne livros de artista 

Presente - Pioneiro da poesia visual, Paulo Bruscky vai participar da abertura da mostra | Foto: Comarte/Divulgação
PUBLICADO EM 28/02/15 - 03h00

Começa neste sábado (28) a exposição Livros de Artista no Brasil, que vai até o dia 12 de março na Biblioteca Estadual Luiz de Bessa. A abertura contará com a presença do pioneiro artista pernambucano Paulo Bruscky, que participará de um bate-papo sobre a produção de livros de artista no Brasil.

“O que caracteriza o livro de artista é sua apresentação como corpo físico. O livro como meio-fim, que gera informação através do processo, e não necessariamente apenas com o texto”, explica Bruscky, citando alguns subgêneros de livros de artista, como o livro-xerox, o livro-carimbo, o livro-correio e, até, o livro comestível, lançado por ele em 1974. 
“Na época, eu fazia uma ironia com o Mobral, que dizia que alfabetizava as pessoas, quando na verdade elas estavam passando fome, precisando de comida. Foi uma crítica ao regime militar”, explica. 
 
Para Bruscky, a conversa preliminar será importante para pontuar o papel e os desafios do livro de artista ao decorrer dos anos. “O livro de artista, assim como a poesia visual, até hoje não é visto como literatura. Só consideram o concretismo”, reflete, pontuando que, para ele, “Belo Horizonte é a Itália da poesia visual”.
 
Pesquisador de livros de artista há 10 anos, o curador Amir Britto escolheu os cerca de 50 livros que compõem a exposição a partir do acervo da biblioteca UFMG – o maior do Brasil, aberto ao público. “É um apanhado desses volumes produzidos nas últimas seis décadas. A maioria deles tem uma tiragem muito pequena, alguns com apenas um ou dois exemplares”, conta. “Além de chamar a atenção para a existência dessas obras, desse acervo, a exposição mostra que o livro de artista é uma obra de arte acessível, que você pode ter em casa”, conclui o curador.
 
Livros de Artista no Brasil
Biblioteca Estadual Luiz de Bessa (praça da Liberdade, 21, Funcionários). Abertura com Paulo Bruscky, neste sábado (28), às 10h. Visitação de 2ª a 6ª, das 8h às 20h; sáb., das 8h às 12h. Entrada franca.