Música

Poética popular de Laranjeira 

Laranjeira dá início às gravações de seu DVD na próxima terça (30), no Palácio das Artes | Foto: Sylvio Coutinho
PUBLICADO EM 27/09/14 - 03h00

Sou o mesmo dentro e fora dos palcos. A mesma pessoa que interpreta um personagem que enaltece a brasilidade e a cultura popular é, também, aquela que do lado de fora busca desvendar os tipos, a poesia, os cancioneiros e as manifestações regionais. Não distingo uma coisa da outra. Busco influências nos vários ‘Brasis’ e as levo para o palco”. É assim que o multiartista mineiro Saulo Laranjeira vislumbra sua busca e produção artística.

Prestes a completar 62 anos (em 11 de novembro), Saulo grava seu primeiro DVD, “Assunta Brasil”, na próxima terça-feira (30), no Palácio das Artes.

Segundo Laranjeira, o show de gravação do primeiro audiovisual será dividido em duas partes. “A primeira acontece nesta terça (30) e será voltada para as canções, com convidados e amigos de longa data. Já em um segundo momento, em uma data que ainda será marcada, gravaremos o restante do DVD com as já conhecidas personagens criadas”, diz.

Repertório

Acompanhado pela banda Arrumação que está com ele há dez anos, Laranjeira também dividirá o palco com “coleguinhas queridos”, como ele gosta de brincar. Nomes como Telo Borges, Titane, Saldanha Rolim, Miltinho Edilberto e João Omar ajudarão o mineiro de Pedra Azul a recriar o universo pulsante da cultura popular dos rincões do Brasil.

“A escolha do repertório não foi tarefa das mais fáceis. Mas procurei me sentir em casa nesse sentido. Trouxe para perto coleguinhas muito queridos e as 18 músicas que apresentaremos abrem também espaço para os nossos famosos causos”, conta o multiartista, que também dividirá o palco com seu filho Tuca Graça, que o acompanha em “Lamento Sertanejo”, de Gilberto Gil e Dominguinhos.

De acordo com ele, as músicas que serão apresentadas refletem a essência das sonoridades e dos ritmos brasileiros, com referências no cancioneiro de Elomar Figueira Mello, nos horizontes “brincantes” de Antônio Nóbrega, na música de Alceu Valença, perpassando, ainda, pelo performático e vasto repertório de “O Clube da Esquina”. Para finalizar, Saulo ainda homenageia o menestrel Dércio Marques (1947-2012).

Referências

O cenário do show é assinado pelo fotógrafo Sylvio Coutinho e terá referências no imaginário poético do homem do campo e nas paisagens de Minas Gerais e do Sertão. Outro ponto interessante é a indumentária utilizada em cena, feita pelo estilista Ronaldo Fraga. “Tudo foi feito com carinho. O desejo é enfatizar a brasilidade que anda esquecida, mas que é consistente, rica e plural. É isso o que a gente ama e quer, que ela não seja esquecida e seja sempre homenageada”, diz. O lançamento de “Assunta Brasil” está previsto para dezembro.

Saulo Laranjeira na gravação do DVD “Assunta Brasil”
Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1.537, centro, 3236-7400). Terça (30), às 20h30. R$ 20 (inteira)