MÚSICA

‘Storia d’amore’ com a MPB

Tosca Donati apresenta o show “Appunti Musicali dal Mondo”, com clássicos de Chico Buarque e Pixinguinha

PUBLICADO EM 26/05/18 - 03h00

Guinga, Chico Buarque, Ivan Lins. Esses são apenas alguns dos expoentes da música popular brasileira com os quais a italiana Tosca Donati já trabalhou. “A música brasileira me encanta desde menina”, frisa a cantora nascida em Roma que, em turnê pelo Brasil, apresenta em Belo Horizonte – na próxima quinta-feira (31), no palco do Centro Cultural Minas Tênis Clube – o show “Appunti Musicali dal Mondo”. Nele, a cantora estará ao lado dos músicos Giovanna Famulari (piano e cello), Massimo de Lorenzi (violão) e Alessia Salvucci (percussão); e receberá, como convidada especial, a cantora Aline Calixto.

Simpática, Tosca enfatiza ao Pampulha que o espetáculo (com o qual está viajando há três anos) poderia ser definido “como uma viagem pelo mundo por meio da música”.

Razão pela qual o repertório contempla canções compostas em outros idiomas, como o grego ou mesmo iídiche. “Naturalmente incluindo as italianas, sejam romanas, napolitanas...”. No caso das de outras culturas, algumas foram vertidas para o italiano “ou mesmo para o português”. 

Tosca ressalta que para cada país em que desembarca prepara uma homenagem especial no show – no caso do Brasil, a escolha recaiu sobre “Rosa”, de Pixinguinha. “É um presente particular que preparei para o público brasileiro, uma homenagem à cultura de vocês”, exalta ela.

Sobre Aline Calixto, sua convidada em Belo Horizonte, Tosca diz que ainda não teve a oportunidade conhecer pessoalmente a colega. “Só de fama”. Mas antecipa que a carioca vai cantar duas canções de seu repertório próprio e, junto a ela, duas músicas de Chico Buarque. “Teresinha’, que em italiano chamo de ‘Tre Uomoni’, e ‘Morena de Angola’, que terá uma surpresa: vou inserir alguns elementos da pizzica, que é uma rítmica característica do sul da Itália”, diz, toda entusiasmada.

É a primeira vez que Tosca Donatti vem ao Brasil. “Estou muito emocionada de ver a reação do público às minhas canções”, diz ela, que, nas redes sociais, vem postando fotos e vídeos de sua passagem pelo Rio, onde se apresentaria na Blue Note, na última sexta (25). Antes de BH, ela ainda passa por São Paulo e Brasília.

Tosca diz que passou a conhecer mais o que é produzido por aqui graças a Max di Tommasi, italiano especialista em música brasileira. “Nos meus shows, sempre incluo alguma coisa. E depois tive a possibilidade de trabalhar com os grandes da MPB, como Ivan Lins ou Chico Buarque, com quem cantei ‘Trocando em Miúdos’, adaptada para o italiano. Com Guinga, fiz o dueto de um clássico da música romana, ‘Nina, Si Voi Dormite’, que virou ‘Nina, Se Você Dorme’. Ah, sim, Guinga também escreveu para mim duas belas músicas”.

Appunti Musicali dal Mondo
Show de Tosca Donati. Centro Cultural MTC (rua da Bahia, 2.244). Dia 31 (quinta), às 20h30. R$ 40 (inteira)