FÉRIAS

Crianças protagonistas

Festival Saci – Sociabilização, Arte e Cultura na Infância traz programação extensa para os pequenos, projeto chega a Belo Horizonte neste sábado (22)

Jair Oliveira e sua esposa Tania Khalill são os Grandes Pequeninos | Foto: Gustavo Arrais/Divulgação
PUBLICADO EM 22/07/17 - 03h00

Nos últimos anos, cada vez mais os grandes eventos culturais da cidade, como o Festival Internacional de Teatro Palco & Rua (FIT), a Virada Cultural e o Savassi Festival, têm dedicado parte considerável de sua programação aos pequenos. Poucos, porém, ainda são os projetos extensos dedicados inteiramente a esse público. 

 
O Festival Saci – Sociabilização, Arte e Cultura na Infância, cuja 7ª edição começa neste sábado (22), é um deles. A programação inclui shows, atividades na praça, oficinas, rua de lazer, mostra de cinema e brinquedoteca, e acontece em três pontos: Centro Cultural Sesiminas, Parque Serra do Curral e Praça Floriano Peixoto.
 
“Começamos a perceber que havia esse vácuo, uma demanda para as crianças, e focamos na produção cultural direcionada a esse público”, afirma a diretora do projeto, Mônica Simões. 
“A ideia não era fazer um festival saudosista, como se ser pequeno no passado fosse melhor. Nossa proposta é contemplar a infância no século XXI”, salienta.
 
A coisa mais legal de se envolver com um festival como esse, a diretora diz, é aprender a enxergar com os olhos das crianças. “Nós não enxergamos da mesma forma. Às vezes, uma coisa que nos parece muito desinteressante desperta muito a atenção deles”, pondera Mônica. 
Mas ainda que seja focado no público infantil, o evento é pensado para atender a toda a família.
 
Este ano, inclusive, uma novidade é a inclusão de atividades de dança, música, yoga, oficinas e brincadeiras para grávidas e seus pares, e também para a faixa etária de zero a 3 anos. “Foi um desafio, porque, nessa etapa, a imprevisibilidade é um traço ainda mais forte. Mas para nós é tudo muito recompensador, porque estamos lidando com a célula da sociedade, seu núcleo”, afirma a diretora.
 
Entre as atrações musicais, figura a banda infantil Coisinha, do músico China, que divide o vocal com a banda Mombojó e Lula Lira, filha do saudoso cantor Chico Science. E mais: o projeto Pequeno Cidadão, lançando novo CD, e o Beatles para Crianças, além das pratas da casa: Marina Machado e Celinha Braga, Circo Marimbondo Show fazendo homenagem ao Clube da Esquina, e o bloco de carnaval infantil Fera Neném.
 
Quem abre as apresentações, neste sábado (22), é o projeto Grandes Pequeninos, dos artistas Jair Rodrigues (o Jairzinho) e sua esposa Tania Khalill. O trabalho foi criado pelos dois quando tiveram a primeira filha, Isabela, hoje com dez anos, e depois Laura, de 6. “Surgiu desse amor enorme que sentimos. Comecei a fazer música sobre todas as descobertas que vivemos. Daí lançamos um disco e criamos o show. Hoje, já lançamos mais um álbum, um DVD com animações e um novo espetáculo. Além disso, temos um canal no Youtube (youtube.com/grandespequeninos) com mais de 16 milhões de visualizações e um programa na TV paga, o Grandes Pequeninos Chefs”, conta o músico.
 
Mais do que um projeto artístico, Jair acredita que o Grandes Pequeninos é uma forma de unir a família numa atividade. “Tenho percebido muito isso, o quanto é um valor muito grande estar perto da família. Não só pra elas, mas para nós mesmos”, diz. 
 
Ele também frisa a importância de iniciativas como o Saci. “A TV aberta tem dado cada vez menos espaço para o conteúdo infantil, mas na internet, nos serviços de streaming há cada vez mais. Valorizo muito o conteúdo voltado para crianças e participar do Saci tem tudo a ver com o que acreditamos”, afirma.
 
 
Festival Saci – 7ª edição
Centro Cultural Sesiminas (r. Padre Marinho, 60, Santa Efigênia), Parque Serra do Curral (av. José do Patrocínio Pontes, 1951, Mangabeiras) e a Praça Floriano Peixoto. Deste sábado (22), até o dia 30 (domingo). Confira programação completa em www.festivalsaci.com.br