Liquidações

Manual da pechincha

Confira dicas de especialistas na hora de arrematar bem gastando pouco para adquirir o que vale a pena durante a temporada de compras

PUBLICADO EM 04/02/17 - 02h00

Basta um passeio pelos corredores dos shoppings para o consumidor ser devorado por ofertas convidando-o a ceder à tentação de comprar – e muito. A questão é que, nesta época do ano, marcas e lojistas precisam abrir espaço nas prateleiras e araras para receber as peças das novas coleções – no caso, as de outono/inverno, geralmente lançadas no mês de março. Não por outro motivo, as lojas chegam a oferecer descontos de até 70% – ou mais!

Mas antes de sair gastando como se não houvesse amanhã, a consultora de imagem e personal shopper Iara Leão dá alguns conselhos – mesmo porque, ela acredita que é possível apostar em uma relação mais equilibrada com o consumo e se beneficiar de forma consciente deste momento. “Eu sempre vou com uma lista elaborada para cada cliente que acompanho. Assim, buscamos aqueles itens específicos, evitando a tentação de preços baixos por peças que ela (cliente) já tem, e que compraria por impulso”, relata. “As lojas de departamento também têm boas opções. Mas requerem mais paciência e olho clínico para os ‘achados’”, salienta.

De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), apenas três em cada dez consumidores podem ser, de fato, considerados conscientes. 

Quem também alerta para os cuidados necessários na hora de arrematar bem gastando pouco é a colunista Cris Guerra, autora do livro “Moda Intuitiva”, que já admitiu ter sido consumista no passado. “É preciso ter em mente que podemos passar o ano todo economizando, mas basta apenas um dia para colocar a perder todo esse esforço”, avisa a moça.

Para não cair em armadilhas e abastecer seu armário com compras que irão valer o ano inteiro, e não apenas em alguma estação do ano, siga as dicas a seguir.

Dicas de boas escolhas

Liquidação também pode ser sinônimo de boas aquisições, com achados atemporais e valiosos. Para tanto, listamos, a seguir, alguns conselhos para guiar suas compras durante o ano inteiro.

Foco 

“Quem tem que mandar na liquidação é você. Saia de casa com foco, tendo bem claro o que você precisa comprar. Se precisa de peças de lingerie, não vá entrar na loja de acessórios. A cada roupa provada, faça a si mesmo algumas perguntas: preciso desta peça? Caiu bem? Daqui a dez anos, existe a possibilidade de essa peça estar no armário, ativa?”, ensina a expert Cris Guerra.

Esqueça a “modinha” 

Para Iara Leão, é preciso focar nas peças atemporais, porém nem tão básicas, que poderão ser encontradas sempre, independentemente de liquidação. Cris Guerra endossa: melhor fugir de tendências momentâneas e optar pelos clássicos. Não escolha uma peça simplesmente pelo desejo de levá-la para casa, e sim, por seu potencial de uso. “Prefira o que você vai poder usar em várias ocasiões, em diversas combinações, e por mais tempo. Outra dica é identificar seu estilo para evitar comprar aquela calça que todos estão usando, mas que não tem nada a ver com você”, diz.

Pesquise antes 

“Para se ter um comparativo, é preciso já estar de olho nos preços antes da liquidação, para não cair em falsas promoções. Dessa forma, você realmente sabe o que está economizando ou não. Se possível, faça pesquisas em diferentes lojas”, acredita Cris Guerra. Para Iara, outra boa dica é acompanhar as coleções pelo e-commerce e monitorar quando as peças entram em promoção. “A compra será ainda mais focada e assertiva”, afirma. 

Poupe, sempre

Iara sempre aconselha suas clientes a fazerem uma lista do que realmente precisam ou estão procurando há algum tempo, e irem às compras com um orçamento fixo, para evitar gastos extras. “O cartão de crédito não é um grande aliado nessas horas, já que as parcelas podem se prolongar por meses. É melhor não criar dívidas que levem ao descontrole financeiro. Gaste apenas o que tem de dinheiro disponível”, reforça Cris Guerra.