GASTRONOMIA

Sabor de novidade

Pratos sofisticados e fáceis de preparar podem incrementar a ceia e dar um toque diferenciado à tradição natalina

PUBLICADO EM 18/12/09 - 15h50

Em meio a panetones, perus recheados, pernil e frutas secas, algumas novidades prometem fazer a diferença na tradicional ceia natalina. Uma dica inusitada é o finger food, que pode dar um toque diferente à mesa, sem tirar o charme e o requinte da festa.

"São petiscos finos, bem elaborados, com ingredientes mais sofisticados, como damasco, nozes e ameixas, que remetem à tradição da ceia", afirma a chef Cida Gomes, professora do ateliê culinário que leva seu nome.

O finger food pode complementar o cardápio ou substituir pratos tradicionais, como peru e pernil. "Uma boa opção é o grissini com carpaccio de salmão e molho pesto. É muito simples, mas com uma apresentação bonita e sofisticada", afirma Cida.

"Os petiscos são servidos em uma taça e guarnecidos no molho pesto, na hora da degustação". Outras opções são cogumelos recheados, com pasta de alho porró, damasco ou queijo, com ingredientes típicos do Natal, como pernil desfiado, e salmão defumado com manga e morango, servido em colheres individuais.

Stollen

No lugar do panetone, o stollen pode ser a saborosa novidade em muitas mesas. "É um pão típico da Alemanha, feito com vários ingredientes e frutas cristalizadas, como o panetone. Mas o stollen é mais compacto e com maior diversidade de especiarias, entre eles noz moscada, canela, amêndoa amarga e outros", afirma a proprietária da Nanni’s Backstube - Confeitaria Alemã, Nanni Bother. Além do sabor diferenciado, o pão também dá um toque especial na decoração.

"O açúcar de confeiteiro por cima do pão lembra a típica neve das decorações de Natal", ressalta Nanni.