No clima

Ocasião especial

Ainda dá tempo de preparar uma produção incrível para curtir as festas de fim de ano

PUBLICADO EM 19/12/14 - 11h16
Ocasiões especiais, como Natal e a festa de fim de ano, merecem um capricho extra na hora de preparar a mesa para a ceia. Muito mais do que agradar aos olhos dos familiares e amigos, a composição dos elementos dispostos sob a mobília deve aliar praticidade e conforto, já que não é só a árvore natalina que incrementa a decoração da casa neste período. Para transmitir um clima de descontração e requinte, entra em cena a criatividade dos moradores. Aproveite o tempo que ainda resta para o Natal e prepare uma produção impecável para que a noite do dia 24 seja inesquecível. 
 
É interessante montar a mesa respeitando a decoração e o estilo do ambiente. Outra ressalva é que o móvel deve atender aos convidados de maneira funcional, independentemente do serviço da ceia. Flores e plantas naturais, velas, castiçais, arranjos com pinha, guardanapos de tecido, laços, elementos temáticos, além de talheres de prata, taças de cristal e pratos decorativos são algumas apostas que merecem ser pontuadas. 
 
A sofisticação também pode dar as cartas ao preparar uma mesa com vasos translúcidos de diferentes formatos e tamanhos com as cores que seguem a tendência da moda natalina. Os jogos americanos e souplats também estão em alta.
 
“Criamos uma mesa de Natal ao ar livre ao pé do limoeiro, com arranjos e vasos com mix de flores dentre alstroemérias, bico-de-papagaio rajado, chuvinha-de-ouro, antúrios pistache e gloriosas. Uma mesa alegre que, por estar no quintal, traz uma simplicidade natural. E uma intimidade que combina com a data, tempo de reunir quem a gente ama”, explica o diretor da Casa Mangabeiras, Leonardo Gomes, sobre o conceito escolhido para o décor. 
 
Iluminação
Aproveitar diferentes cenários da casa conforme a ocasião merece uma iluminação bem-resolvida. Mais do que proporcionar um toque especial às festas, ela é fonte de criatividade na conquista de espaços personalizados. Para deixar os ambientes muito mais iluminados neste Natal, ela pode servir como uma grande aliada na hora de destacar detalhes ou peças que merecem um olhar diferenciado ou determinar o clima agradável dos encontros com amigos e familiares durante as celebrações. 
 
“O segredo é harmonizar tradição e criatividade, dando sempre o toque pessoal em cada objeto escolhido para alegrar a festa. Evite concentrar toda a decoração em um só ambiente. Organize pequenos cenários em vários pontos da casa, para que o clima natalino invada todos os espaços. Essa dica também ajuda a tornar a decoração mais leve, sem excessos”, esclarece a designer e paisagista Iara Kílaris. 
 
Quando a intenção é dar destaque para a árvore de Natal ou outro acessório decorativo, a luz direta é a mais indicada. É aquela luz que transforma o alvo no verdadeiro centro das atenções, transmitindo uma iluminação bem marcante em cima do objeto. “Os spots são os mais usados para esse objetivo, assim como os abajures e luminárias”, explica a designer de interiores, Cláudia Mello. 
 
Já a iluminação indireta pode ser feita com o uso de arandelas, sendo uma ótima alternativa para destacar uma textura ou uma tonalidade diferente dos enfeites natalinos, trazendo um detalhe à tona de maneira mais sutil e harmoniosa. 
 
“As velas deixam o ambiente clean e charmoso. Aposte nelas por cima das mesas conjugadas com outros enfeites, na superfície da piscina, no cantinho da escada ou em suportes como candelabros e no topo de gargalos de garrafas coloridas”, sugere.