Upcycling

Resíduos que viram arte

Produtos descartados podem ser transformados em belas obras por meio do design

PUBLICADO EM 10/06/17 - 03h00
Transformar produtos inservíveis em belos artigos de decoração é uma prática executada pela família Bravim há décadas, antes mesmo de o termo sustentabilidade se tornar tão usual como nos dias atuais.
 
Esse processo, conhecido como “upcycling”, além de superimportante para o meio ambiente, tem se mostrado um meio eficaz de aproveitar matérias-primas existentes, mas que não têm utilidade, dando continuidade ao ciclo da vida do produto antes que ele seja descartado na natureza.
 
Em 1994, a família fundou o ateliê Helizart, que une sustentabilidade, arrojo e design. Ao longo dos anos, os descendentes de italianos aperfeiçoaram sua técnica, dando origem a elementos decorativos que são verdadeiras obras de arte. “O mundo caminhou nesse sentido de reaproveitamento e se encaixou perfeitamente no trabalho que fazemos na Helizart”, afirma Liz Bravim que compõe a equipe de artesãos junto a Antônio, Jaqueline, Adriane e Wagner Bravim.
 
“Começamos trabalhando com reaproveitamento de materiais porque havia muitos ferros-velhos em Belo Horizonte, e assim, matéria-prima em abundância. Fazíamos pufes e móveis e, com o tempo, começamos a trabalhar com vergalhão de obras. As pontas que sobravam fazíamos castiçais”, lembra Liz.
 
Hoje, o ateliê trabalha com ferro, madeira, cristais e cerâmicas. Para a criação de peças exclusivas são utilizados materiais como tintas, ouro e platina, livres de mercúrio e chumbo, além de diluentes orgânicos que não implicam em risco à saúde de quem os produz ou manuseia. 
Até na hora da entrega, o ateliê age de forma sustentável. “A gente não compra caixa de papelão nova para embalar, utilizamos caixas usadas”, conta ela.
 
Aberta a novas ideias, a Helizart explora cores, traços e formas inovadoras que conferem originalidade e beleza às criações. Tanto que o pequeno ateliê conseguiu conquistar o mercado brasileiro e também o internacional. Atualmente as peças são exportadas para diversos países, como Estados Unidos, Inglaterra, Itália, República Tcheca, Emirados Árabes, México e Espanha.
 
Na capital mineira, os produtos da Helizart podem ser adquiridas na Templuz (av. Senhora do Carmo, 1.150, bairro Sion), do Grupo Loja Elétrica, a partir deste mês. “Estamos lançando agora. O objetivo do upcycling é, por meio do design, dar uma nova forma e um novo uso para materiais que seriam descartados. O cuidado com o planeta, inclusive com o descarte de materiais, é importante para o meio ambiente e para a vida de todo o mundo”, destaca Lorena Mattos, lighting designer da Templuz.