Decoração

Varandas para o lazer

A utilização do espaço como extensão da sala de estar segue valorizada no mercado

Caso os móveis fiquem expostos ao sol e à chuva, deve-se optar por materiais resistentes | Foto: Conartes/Divulgação
PUBLICADO EM 01/10/16 - 03h00
Os novos projetos de apartamentos estão valorizando cada vez mais as varandas e dando destaque aos espaços como uma extensão da sala de estar. O lugar, que antigamente era visto apenas como um local para descanso e contemplação da paisagem, agora passa a ser totalmente integrado ao dia a dia dos moradores, ganhando o status de ambiente multiuso e de convivência. 
 
Por conta disso, as varandas estão influenciando, e muito, a decisão na hora da compra. Segundo o diretor presidente da Conartes Engenharia, José Francisco Cançado, cerca de 90% dos clientes dão importância às varandas na hora de comprar um imóvel. “Eles usam os espaços não apenas para terem um local aberto para apreciarem uma bela vista, mas também para fazerem espaços gourmets, espaços de leitura, colocarem banheiras com hidromassagem, redes, entre outras coisas. Tudo para deixar o espaço mais aconchegante e funcional”, comenta.
 
Em um dos empreendimentos da construtora, localizado no bairro Serra, por exemplo, a varanda possui dois ângulos de vista panorâmica, o que permite um aumento de espaço com uma visão privilegiada nos dois lados. “A varanda acompanha o estilo do apartamento, podendo ser uma extensão da sala, integrando os ambientes, ou mesmo um espaço reservado”, destaca Cançado. 
 
Decoração
 
Para ornamentar o espaço, algumas dicas podem ajudar a manter a funcionalidade e o encanto para os moradores. “É importante fazer o projeto pensando na circulação e movimentação no espaço, deixando-a facilitada para garantir a harmonia entre os ambientes”, comenta o diretor. 
Caso os móveis fiquem expostos ao sol e a chuva, é fundamental a escolha por materiais resistentes as interferências naturais. “As fibras sintéticas e que recebem tratamento para ambiente externo são as mais indicadas, assim como tecidos impermeáveis”, alerta. 
 
Segundo a arquiteta Carmen Calixto, para dar um toque de leveza e frescor, é importante investir em revestimentos naturais, transparentes, e muitas plantas. “É interessante apostar em revestimentos como madeira, pedras rústicas e vime, para que o ambiente fique mais leve fresco. O paisagismo também deve ser pensado, pois as plantas proporcionam ambientes extremamente agradáveis”, afirma.
 
Condomínio
 
Outro ponto importante e que deve ser olhado antes mesmo do início do projeto são as normas do condomínio, para saber o que pode ou não pode ser alterado. “Como a varanda faz parte da fachada do prédio, algumas características devem ser mantidas por todos os moradores, para não descaracterizar o empreendimento”, esclarece Cançado.