Estilo

Vestindo a simplicidade 

Ostentar está fora de moda

PUBLICADO EM 20/09/14 - 03h00

A moda já tem dado esses sinais – tardiamente, diga-se de passagem. Mas atualmente (até no mundinho fashion, veja bem!) não há nada mais cafona que ostentar. Pelo menos é o sinalizam as semanas de moda do verão 2015. As coleções apresentadas na fashion week inglesa, por exemplo, indicam que levar uma vida simples anda cada vez mais em alta. Não só as coleções, mas também o comportamento da plateia, que anda deixando cada vez mais as superproduções em casa.

O tênis dá as caras como nunca antes. As maxibags encolheram e a dupla jeans + camiseta é o último grito, assim como ir ao desfile de bike, ao contrário dos carrões de antigamente.

Nas passarelas, os tênis também estão lá, como mostra a Burberry. A tradicional grife inglesa (e famosa por seu trench-coat) também elevou a jaqueta jeans (o tal ícone normcore) ao status de peça principal. As saias estão mais limpas e longas, na altura do joelho. As sandálias baixas e sem firulas são a peça-desejo do verão, bem como a camisa. Esta última, aliás, foi onipresente. Nove entre dez marcas apresentaram sua versão. Conjuntinhos e assimetrias minimal também foram hits.

Brasileiros em Londres

A capital inglesa é celeiro de jovens (e vanguardistas) estilistas. Dois dos nomes da vez são brasileiros e respondem por criações minimalistas e chiquérrimas.

Nascido em Bonito (MS), Lucas Nascimento é responsável por alguns dos mais lindos (sem trocadilho) looks assimétricos da semana londrina. Radicada há anos em Londres, Barbara Casasola vem despontado há algumas temporadas como queridinha das celebridades. Rita Ora e Gwyneth Paltrow (duas inglesas) já usaram roupas suas. Nesta temporada, ela fez alguns dos melhores looks plissados (outra tendência) do verão 2015. Aguarde para ouvir mais esse nome por aí.

À italiana

Já em Milão (a fashion week por lá começou na última quarta-feira, dia 17, e termina na próxima segunda, 22) a coisa é bem diferente. A moda italiana não tem compromisso algum com a simplicidade. Pelo contrário, ela é mundialmente conhecida por sua extravagância.

Ainda assim, vemos algumas arestas aparadas, como foi o caso da Gucci, de Frida Gianinni, e seu setentismo em formas limpas. Setentismo, aliás, parece ser uma das tendências mais fortes da temporada, como mostra também a coleção de Alberta Ferreti. Seus vestidos etéreos mesclados a franjas rústicas e cabelões soltos transmitem uma mensagem: paz e amor. Vida simples também se faz na comunicação.

Conhecida exatamente pelo que comunica por meio das peças que desfila, a Prada mostra um visual mais cool e seco de silhuetas tubulares e costuras aparentes. O que será que isso quer dizer?