O jornalista João Sampaio participa nesta sexta-feira (18) de uma live no YouTube para falar sobre o voto de legenda nas eleições deste ano. Ele é um dos autores do livro “Quem é o eleitor conectado? Análises segmentadas e ferramentas de comunicação para campanhas políticas”, organizado pelas pesquisadoras Maíra Martins Moraes e Gisele Pimenta de Oliveira, publicado pela editora Presença Política Publicações no último dia 15.
O livro já está disponível para download gratuito e é resultado da pesquisa "O que o eleitor conectado quer", realizada pela consultoria Eleitor Conectado a cada período eleitoral. Ela traz um perfil do consumo de conteúdo dos eleitores brasileiros conectados à internet.
Sampaio é autor do artigo "O voto de legenda ainda pulsa", que traça um perfil dessa modalidade de voto no País - que ganhou ainda mais peso a partir das eleições deste ano que não tem mais a coligação para candidaturas proporcionais.
Ele explica que o voto de legenda apareceu na pesquisa como opção de 4% dos entrevistados. "A democracia brasileira é prioritariamente no voto nominal, mas ainda assim, nós identificamos na pesquisa que esse voto existe. Então, contrariando todas as tendências e todas as leituras, remando contra a maré, ainda existem eleitores que vão manifestar sua preferência por legenda em detrimento de apontar um candidato nominal".
Ainda segundo Sampaio, que atualmente é especialista em comunicação política e já trabalhou nos jornais O Tempo e Hoje em Dia e na Revista CNT, seu artigo traz o perfil do eleitor que informou na pesquisa optar pelo voto de legenda. "Esse eleitor de legenda consome qual mídia, é jornal ou internet? Ele participa de redes sociais? Ele doa para campanhas? Então, tudo isso, todos esses extratos que identificamos na pesquisa aparece em uma análise aprofundada no meu capítulo".
Além de Sampaio, também participa da live às 19h30 desta sexta-feira a jornalista Nádia Bícego, autora do artigo "A 'ilusão' dá lugar à razão e à verdade: é preciso entender o que o eleitor conectado espera". O debate tem mediação da pesquisadora da Universidade de Brasília Maíra Moraes, coordenadora do Comitê Científico da pesquisa nacional sobre o perfil do eleitor conectado brasileiro e faz parte da Semana Eleitor Conectado, que está promovendo lives com todos os autores entre os dias 15 a 22 de setembro. As transmissões acontecem no YouTube da Presença Online: escola de Marketing Político.
A Semana Eleitor Conectado é uma série de eventos ao vivo, de 15 a 22 de setembro, que discute estratégias de marketing político. Todos os dias, dois especialistas participam da discussão, com a mediação da pesquisadora da Universidade de Brasília Maíra Moraes, coordenadora do Comitê Científico da pesquisa nacional sobre o perfil do eleitor conectado brasileiro.