Cidade com aproximadamente 16 mil habitantes no Triângulo Mineiro e cerca de 680 km da capital, Itapagipe mal saiu de uma eleição e terá outra. Desta vez, no entanto, a votação será para escolher o ocupante do cargo de secretária ou secretário da Educação do Município.
Eleitos com 54,34% dos votos no último dia 15, o prefeito Ricardo Garcia (Avante) e seu vice Craidim (PP), anunciaram a proposta durante a campanha e colocaram em ação logo após a vitória nas urnas. Segundo o prefeito eleito, a ideia veio de uma conversa com um diretor escolar durante o período de pré-campanha.
“A educação é a pasta que tem mais recursos na cidade, por isso veio a ideia de fazer um projeto, que chama ‘Educação em Boas Mãos’ pra garantir que os próprios concursados da área façam a gestão adequada dos recursos. Não quisemos escolher um indicado político e pronto”, destacou Ricardo.
Atualmente a secretaria é responsável pela gestão de três escolas municipais e três creches de educação infantil. Poderão concorrer ao cargo qualquer professor ou professora com cargo efetivo do município e os votantes também serão os funcionários concursados do setor, independente do cargo. A inscrição vai até esta sexta-feira (27).
“Esse é um objetivo nosso, trazer autonomia administrativa para a Educação, para a gestão dos recursos do Fundeb e junto com o Conselho Municipal de Educação nós vamos acompanhar e fiscalizar”, ressaltou o novo prefeito.
Duas candidatas já se inscreveram e o escrutínio ocorrerá na próxima semana. O voto dos funcionários não será obrigatório e a mobilização corre por conta dos postulantes. O primeiro nome mais votado será o secretário ou secretária. O segundo vai ocupar o cargo de adjunto. (Veja mais regras do processo na postagem abaixo).
Após reanálise do processo de escolha do nosso(a) secretário(a) de Educação por parte da nossa equipe de transição e...