Aparte

Câmara de BH

Vereador apoia PL em defesa de LGBTs no mesmo dia de post contra Thammy

Publicado em: Qua, 29/07/20 - 18h03
Vereador assina PL contra homofobia no mesmo dia de post contra Thammy Miranda | Foto: Reprodução/Instagram

Ouça a notícia

Membros da Frente Cristã da Câmara Municipal de Belo Horizonte apresentaram, na última terça-feira, um projeto de lei que institui o Dia Municipal de Combate à Homofobia. No mesmo dia, Jair Di Gregório (PSD), um dos parlamentares que assinaram a proposta, fez uma postagem contra a participação de Thammy Miranda, filho da cantora Gretchen e transexual, na campanha do Dia dos Pais promovida pela empresa de cosméticos Natura.

No post, Di Gregório afirma que “a revolta das pessoas com a Natura por colocar a Thammy como garota-propaganda para o Dia dos Pais não é nenhum preconceito” (sic), negando o gênero do ator, que desde 2014 se identifica como homem. O preconceito contra pessoas transexuais é chamado transfobia e configura crime. “Colocar uma mulher que sofreu operações e tomou hormônios como símbolo do Dia dos Pais é desconstruir a figura do pai e um ataque brutal à família”, alegou ainda o vereador.

A proposta apresentada na Câmara, que teve o apoio de outros seis vereadores, propõe que Belo Horizonte poderá, em parceria com a sociedade civil e movimentos sociais, “promover campanhas, debates, seminários para conscientizar os homens e as mulheres sobre as condições das pessoas homoafetivas em suas interações sociais”. O texto também diz que o Executivo pode criar ações para o “enfrentamento à homofobia e às demais formas de violências e suas consequências na vida das pessoas, em especial, as homoafetivas”. 

Na justificativa do projeto, os vereadores afirmam que, como legisladores, têm o “dever de encontrar mecanismos que assegurem os direitos humanos, a dignidade e a cidadania das pessoas, independentemente de raça, cor, religião, opinião política, sexo ou orientação sexual”, reconhecendo a diversidade da população e assegurando direitos, não obstante as escolhas ou os valores pessoais.

Questionado se o post não vai contra o projeto que defendeu, Di Gregório disse que não é homofóbico, “mas não conhece outro gênero que não seja homem ou mulher”. Já sobre a participação do ator Thammy Miranda na campanha da Natura, o parlamentar afirmou que “ela não é pai, ela se considera pai” e que, para ele, “ambas são mães”, se referindo ao ator e à mulher dele, Andressa Ferreira. 

No fim de semana, ao replicar uma matéria que abordava um lançamento de livro infantil com a temática LGBT pela apresentadora Xuxa Meneghel, Jair Di Gregório afirmou que a apresentadora “nunca escondeu sua falta de pudor quando o assunto é ganhar dinheiro com criança”. 

Na visão do parlamentar, agora, a apresentadora Xuxa, por “interesses comerciais, quer doutrinar as crianças para que ninguém nasça baixinho ou baixinha, e sim ‘baixinhx’”, referindo-se ao termo usado pela artista para se referir às crianças e à neutralidade de gênero.

Na mesma transmissão ao vivo, o parlamentar, que pedia apoio na próxima eleição, afirmou, em tom pejorativo, que “o pessoal que entra nas redes dele para criticar são os LGBTs, os de esquerda, do Gabinetona”, referindo-se ao gabinete conjunto das vereadoras Bella Gonçalves e Cida Falabella, ambas do PSOL.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.