A corrupção partidária foi a principal justificativa dada por três vereadores de Serranos, na Zona da Mata, para sair da legenda do ex-presidente Lula e ir para o PSDB.
A desfiliação dos vereadores Dênis da Silva e Antônio Cassiano Pereira acabou esvaziando a bancada petista na Câmara Municipal da cidade. O vereador afastado Afrânio Marques de Oliveira, também participou do desembarque do PT, aterrissando, junto com os colegas, no ninho tucano. Apesar de a filiação ao PSDB ter sido recente, Afrânio se aliou aos tucanos bem antes, desde o ano passado, quando pediu afastamento do Legislativo para integrar a equipe de assessores do prefeito da cidade, Reinaldo Batista Arantes (PSBD). 

A legenda, que tinha quatro parlamentares, ficou apenas com um, o vereador Walderley de Paula.
“O PT é um partido que vem sendo muito manchado no cenário nacional. Caminha para o fracasso. A decisão foi tomada depois das frustrações que tive com a legenda. Principalmente depois das denúncias de corrupção apontadas pela (operação) Lava Jato”, argumenta Oliveira.

O parlamentar é um dos fundadores do PT na cidade há cerca de 22 anos, quando, segundo ele, com apenas 16 anos, ia para o “combate” e articulava as movimentações do partido. “Para mim a ideologia se perdeu. O estatuto era aquela coisa maravilhosa e idealista. Mas é frustrante o caminho que a sigla tomou”, diz o vereador, que garante que não pretende participar do pleito deste ano.

“Dessa vez vou ficar só nos bastidores. Vou apoiar o prefeito Reinaldo. Na próxima eleição, em 2024, devo participar. Mas ainda não sei para qual cargo”, diz Oliveira.

Já Silva não só deixou a o PT como arrastou toda a família que, segundo ele, era filiada à sigla havia mais de 20 anos. “Foi todo mundo para o PSDB. É um partido que me identifico. E a decisão veio após eu ter conhecido pessoalmente o deputado federal Aécio Neves (que é tucano). E ainda vejo que o prefeito daqui é um homem muito honesto”, afirma Silva, que completa: “O PT está queimado na política”.

Questionado sobre como pretendia se posicionar diante de projetos polêmicos no Legislativo, já que historicamente o PT e PSDB costumam assumir posições contrárias em alguns temas, Silva disse que pretende seguir a orientação da legenda. Para o pleito deste ano, ele vai tentar a reeleição.

Pereira também é da opinião de que a estrela do PT está manchada. “Este ano não deve nem conseguir indicar um candidato a prefeito aqui, na cidade. Duvido que consiga eleger algum vereador”, disse.

Em nota divulgada no site do PSDB, o partido disse que “o prefeito da cidade, Reinaldo Batista Arantes (PSDB), e o diretório local comemoraram as filiações e avaliaram que o partido se coloca ainda mais forte para a disputa das eleições municipais de outubro”.

Já a presidente do diretório municipal do PT em Serranos, Ana Paula Rezende Souza, não foi encontrada pela reportagem para comentar as perdas.

Após a publicação da reportagem, o PT enviou nota para comentar a desfiliação dos parlamenteres. Confira:

Em referência à matéria do jornal O Tempo, com o título “Vereadores do PT deixam a sigla e buscam refúgio no ninho tucano”, publicada no dia18/03, a direção do PT de Serranos-MG faz o seguinte esclarecimento, na expectativa que haja uma retratação no mesmo respeitado veículo de imprensa.

A população de Serranos possui uma grande identificação com as bandeiras levantadas pelo PT. Nas últimas quatro eleições municipais, o PT elegeu três prefeitos e um vice.

Importante salientar que os dois vereadores (e não três como diz a reportagem) que se desfiliaram do partido, aguardaram a janela partidária para tomar tal decisão, pois seriam expulsos pela direção partidária que não concorda com atitudes suspeitas do ex-filiados. Informamos que em 2018 a direção municipal partidária expulsou o ex-prefeito José da Cunha Vasconcelos Filho dos quadros do partido, por inúmeras atitudes irregulares. Posteriormente, ele foi cassado.

O partido no recebeu a filiação do atual presidente do Parlamento municipal, o vereador Vanderlei Antônio da Costa, advindo do PP, uma liderança compromissada com as bandeiras do partido, passando a unir ao aguerrido vereador Walderley de Paula, na bancada no Legislativo. O presidente do Parlamento é o pré-candidato do PT à prefeitura, junto com uma competitiva chapa de vereadores.

Serranos, 20 de março de 2020

Ana Paula Resende de Souza