Justiça

Bolsonaro afirma que TRF-6 em Minas dará mais celeridade aos processos

Presidente participou da solenidade de instalação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, em Belo Horizonte

Por José Augusto Alves
Publicado em 19 de agosto de 2022 | 18:48
 
 
Bolsonaro participou da solenidade de instalação do TRF-6 em Minas Foto: Fred Magno / O TEMPO

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, durante a solenidade de instalação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), em Belo Horizonte, nesta sexta (19), que a nova Corte vai acelerar o julgamento de processos. 

Em seu discurso, Bolsonaro relembrou das etapas para a implantação do novo tribunal, desde a concepção do projeto, da aprovação pelo Congresso e da sanção presidencial.

“Quis o destino que eu fosse o presidente que sancionou a lei para a criação do TRF-6. Um trabalho que começou lá atrás para fazer justiça não apenas com Minas, mas com toda a população brasileira, que passará a celeridade nos seus processos”, disse. “Um trabalho longo e difícil, porque tínhamos no meio do caminho uma pandemia, um Congresso trabalhando em grande parte de forma virtual. Com a aprovação do projeto, veio a sanção, que, vocês sabem, não é apenas vontade minha, tenho que ter amparo. Mas fomos buscar alternativas para isso”, completou. 

Durante a instalação do TRF-6, o presidente Jair Bolsonaro destacou que é uma grande satisfação retornar a Minas Gerais, onde renasceu e destacou que a criação do tribunal faz "justiça não só com Minas, mas com toda a população brasileira que terá celeridade nos seus processos". pic.twitter.com/xUuQcTj80K

— O Tempo (@otempo) August 19, 2022

O presidente afirmou que foi difícil nomear os nomes dos novos desembargadores que foram empossados. No último dia 11, Bolsonaro publicou 17 dos 18 nomes que foram designados para o novo tribunal, parte deles, ele precisou escolher a partir de listas indicadas.

“É sempre difícil a gente decidir, porque eram excelentes nomes que chegaram à minha mesa das listas. Mas quis o destino, e que Deus nos iluminou, que indicássemos vocês, jovens desembargadores, para esse jovem TRF. Tenho certeza que com paz no coração, fé e amor, os senhores distribuirão justiça para todos do nosso Brasil”, afirmou.

Bolsonaro se desculpou com os presentes que precisava sair após discursar porque precisava fazer uma viagem para São José dos Campos (SP) e agradeceu a todos.

“Agradeço a Deus, pela minha segunda vida. Vocês sabem que não é fácil (ser presidente da república). Mas temos muita gente ao nosso lado, e todos os Poderes estão empenhados para fazer um Brasil melhor. Me despeço de vocês, me desculpando, porque preciso viajar para São José dos Campos. Mas quero agradecer a todos, parabenizar Minas Gerais, e pedir a Deus que ilumine a todos vocês, onde, aproximadamente, daqui a 50 dias, estaremos decidindo o que queremos pro nosso Brasil.