A convenção do PDT de Minas referendou as chapas de deputados, o nome do vereador Bruno Miranda ao Senado e o apoio do partido ao pré-candidato ao Governo de Minas pelo PSDB, Marcus Pestana. O evento foi conduzido pelo presidente estadual do partido, o deputado federal Mário Heringer, neste sábado (30), no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

No total, a sigla terá 54 candidatos a deputados estaduais e 42 candidatos a deputados federais. A expectativa dos pededistas é eleger seis cadeiras na ALMG e quatro na Câmara dos Deputados. 

Atrasado devido às agendas no Sul do país, o candidato à Presidência da República Ciro Gomes chegou no local após o referendo das chapas. Em coletiva à imprensa, o presidenciável elogiou Pestana.

"Preciso entrar em Minas Gerais de uma forma legítima,  não pelo carinho que sempre tive, preciso que líderes mineiros me credenciem e o Pestana é uma liderança conhecida por todos vocês,  um homem honrado, tem espírito público, tem experiência bastante séria, foi um secretário de Saúde  num momento crítico. Me sinto muito honrado em somar meu modesto apoio a candidatura de Pestana", afirmou Ciro.

Ciro Gomes, candidato à presidência pelo PDT, encerra sua participação na convenção do partido, realizada em Belo Horizonte, declarando apoio a Marcus Pestana, candidato ao Governo de Minas Gerais pelo PSDB. pic.twitter.com/jIhH3ukr1s

— O Tempo (@otempo) July 30, 2022

Ciro ainda agradeceu a costura pela aliança, realizada pelo presidente estadual Mário Heringer, que possibilitou o palanque para sua candidatura em Minas. 

“Quero agradecer pela construção que meus companheiros do PDT de Minas Gerais conseguiram fazer nesse momento tão delicado em Minas e no Brasil. Quero me alegrar publicamente pela solução encontrada que Mário Heringer e Lupi, presidente nacional”, disse.

Ciro Gomes, candidato à presidência pelo PDT, convoca os mineiros para o ajudar a confrontar o modelo econômico atual. Segundo ele, a crise brasileira tem uma perversidade que faz com que cada brasileiro vítima dessa realidade, se sinta fracassado individualmente. pic.twitter.com/fmRB7KUFbK

— O Tempo (@otempo) July 30, 2022

Em discurso aos pedetistas, Pestana retribuiu os elogios de Ciro. “O Ciro é disparadamente o melhor candidato. Primeiro porque ele é o mais experiente, mesmo sendo dois ex-presidentes da República. Na verdade, como gestor, teórico, militante e líder político, ele é disparadamente o melhor. Foi prefeito de Fortaleza, governador do Ceará, ministro da Fazenda e deputado”, disse.

O apoio do PDT ao tucano foi criticado por parte dos corregilionários presentes. Mais cedo, a vereadora Duda Salabert declarou que cogita desistir da candidatura como deputada federal pelo partido para não ser associdada à sigla de Aécio Neves.

Mais de uma vez, pedetistas presentes se manifestaram contrários a união entre os partidos. Em sua fala, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi defendeu o deputado federal Aécio Neves.

“Eu sou amigo pessoal de Aécio Neves há mais de 30 anos, sempre foi correto com a gente, fomos aliados dele em todas as eleições. Eu não tenho um ex-amigo e o Aécio foi absolvido pela Justiça. Não é processo cancelado, quem não acredita na minha palavra é leiga. Inocentado. Entrem num negócio chamado ‘Google’ e investigue isso”, afirmou Lupi.