O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), distribuiu dezenas de cargos na prefeitura nos últimos dois dias. Na leva desta quinta-feira (3 de julho), além de nomear mais três diretores regionais de Vilas e Favelas e a presidente da Fundação Municipal de Cultura, houve indicações que envolvem assessores de vereadores da Câmara, ex-candidatos - incluindo um em Sabará -, ex-assessores de deputados federais e o filho de uma ex-postulante à Câmara.
Entre as nomeações, está também Breno Alves Galvão, antigo assessor de Álvaro Damião, designado para responder pela Subsecretaria para Assuntos Legislativos, vinculada à Secretaria Municipal de Governo. A pasta é comandada por outro ex-assessor de Damião na época em que ele era vereador, Guilherme Daltro, que foi seu chefe de gabinete. A secretaria é uma das pastas mais políticas por ter entre as atribuições o relacionamento entre a prefeitura e a Câmara.
Breno atuava como assessor do vereador Uner Augusto (PL) desde janeiro deste ano. Procurado, o parlamentar afirmou que a nomeação não foi uma indicação sua nem do PL. “Breno trabalhou cerca de oito anos com o Álvaro Damião quando vereador e recebeu um convite agora que avaliou ser uma boa oportunidade de crescimento profissional”. O novo subsecretário também se candidatou a vereador em 2012 pelo extinto PHS, mas não foi eleito.
Outro ex-candidato do PHS entre as nomeações é Paulo Emilio Medeiros, que vai ocupar um cargo na Secretaria Municipal de Relações Institucionais. Ele postulou o cargo de vereador da capital em 2016 e é coordenador da Aliança Nacional LGBTI+ de BH. Já no gabinete do prefeito, foi nomeado Junio Peter Ferreira Marques, o “Juninho”, que tentou ser vereador por Sabará em 2012, pelo PV.
Também houve movimentação de assessores que ocupavam cargos na Câmara para funções na prefeitura. Fabrício Fonseca Costa, que atuava no gabinete da vereadora Marcela Trópia (Novo) desde o mês passado, foi nomeado para um cargo na Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção. A reportagem questionou a assessoria da vereadora se a indicação partiu dela, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.
Na quarta-feira (2), o assessor do líder de governo, Bruno Miranda (PDT), Daniel Caixeta, migrou do gabinete do vereador para um cargo na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
Ex-assessores de deputados
A PBH também contará agora com quadros que já atuaram com deputados federais. É o caso de Luiza Virginia Ferreira Gonçalves, nomeada na Secretaria Municipal de Governo. Ela já trabalhou no gabinete do deputado Delegado Marcelo Freitas, do União Brasil, mesmo partido do prefeito.
Já Giordana Dumont Souza e Tito Heringer Gualberto, que já trabalharam como secretários parlamentares do deputado Fred Costa (PRD), foram realocados da Fundação Municipal de Cultura para a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
Pedro Fernandes Henrique Ribeiro, filho da candidata a vereadora Professora Ana Maria (União Brasil) - que fez campanha para a chapa Fuad-Damião -, assumiu um cargo na Procuradoria-Geral do Município. Ele já foi assessor na Diretoria de Administração e Finanças, da Prodabel, mas foi exonerado em fevereiro deste ano.