O pré-candidato à presidência da República Ciro Gomes (PDT) participa do desfile cívico da Independência do Brasil na Bahia, em Salvador, neste sábado (2). Ele chegou ao local do evento por volta das 8h30.

Cirgo chegou em Salvador na sexta-feira (1) e teve reunião com o prefeito, Bruno Reis (União Brasil. Em entrevista na capital, o candidato do PDT disse que seu partido deve apoiar a campanha de ACM Neto (União Brasil).

As comemorações da Independência do Brasil na Bahia reunirão os quatro principais pré-candidatos à presidência da República, participando de eventos em um raio de 3,4 quilômetros de distância.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará de um ato na Fonte Nova, a partir das 10h30, ao lado do governador da Bahia, Rui Costa, do senador Jaques Wagner, e do pré-candidato do PT ao governo baiano, Jerônimo Rodrigues. Também estará o senador e candidato à reeleição pela chapa petista, Otto Alencar (PSD).

A cinco quilômetros dali, o presidente Jair Bolsonaro (PL) fará uma motociata, a partir das 9h, pela Orla Atlântica de Salvador, com a concentração acontecendo no Farol da Barra. Ao lado dele, estará o pré-candidato bolsonarista ao governo da Bahia, João Roma (PL), que foi ministro da Cidadania no atual governo, junto com a pré-candidata ao Senado que é apoiada pelo presidente, Dra. Raissa Soares (PL).

A Independência do Brasil é comemorada nesta data na Bahia pois no estado, o movimento aconteceu de forma paralela ao restante do país. O levante começou em fevereiro de 1822 e os baianos só se declararam independentes em 2 de julho de 1823, após confrontos armados.

O restante do país declarou independência de Portugal em 7 de setembro de 1822.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.