Meio Ambiente

Ato contra projetos em tramitação no Congresso reúne Caetano e outros artistas

Manifestantes irão ao encontro de parlamentares para protestar contra projetos que anistiam grilagem, extinguem licenciamento ambiental, ampliam agrotóxicos e permitem mineração em terras indígenas

Por Renato Alves
Publicado em 09 de março de 2022 | 09:01
 
 
Caetano Veloso toca em solenidade no Supremo Tribunal Federal Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Cerca de 40 artistas se juntam a representantes de mais de 230 organizações da sociedade civil e movimentos sociais em uma mobilização em defesa do meio ambiente, na tarde desta quarta-feira (9), em Brasília.

Batizado de “Ato pela Terra”, o evento inédito contra o “Pacote da Destruição” critica um conjunto de projetos de lei em tramitação no Congresso que pode, entre outros, anistiar a grilagem, extinguir o licenciamento ambiental, ampliar o número de agrotóxicos no Brasil, e permitir mineração em terras indígenas.

A concentração está marcada para começar a partir das 14h na Avenida das Bandeiras, em frente ao Congresso Nacional. Às 15h ambientalistas e representantes de organizações sociais participam de uma audiência pública no Senado. 

Eles irão conversar com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para apresentação de um documento. “Os projetos de lei que estão em pauta são aberrantes”, afirmou Caetano Veloso, ao criticar a atuação do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). 

“Esperamos que a luz lançada no Senado possa levar a resultados práticos. O presidente da Câmara tem dado mostras de fazer passar toda a desastrosa permissividade que o atual governo propõe”, completou o cantor, importante voz contra a ditadura no Brasil (1964-1985).

Caetano Veloso lidera ato na Esplanada dos Ministérios

O movimento toma a Esplanada dos Ministérios, a partir das 15h, puxado por nomes como o de Caetano Veloso. Outros cantores confirmaram presença, entre eles Seu Jorge, Criolo, Daniela Mercury, Maria Gadú, Emicida, Natiruts, Nando Reis e Baco Exu do Blues.

Também são esperados atores e atrizes, como Alessandra Negrini, Bruno Gagliasso, Christiane Torloni, Lázaro Ramos, Leona Cavalli, Leonardo Gonçalves, Letícia Sabatella, Malu Mader, Paula Burlamaqui e Zezé Polessa. 

Outros nomes de peso, como Chico Buarque, Gal Costa e Maria Bethania declararam apoio ao ato, por meio das suas redes sociais.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.