Congresso

Relator quer acelerar votação da PEC dos Benefícios

Danilo Forte (UNIÃO) afirmou que o texto tramitará na Casa sem alterações por questões operacionais

Por Gabriela Oliva
Publicado em 05 de julho de 2022 | 18:06
 
 
Na imagem, o deputado federal Danilo Forte (UNIÃO) Foto: Gabriela Oliva/O TEMPO

O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar de Energias Renováveis, Danilo Forte (UNIÃO-CE), afirmou durante coletiva na Câmara dos Deputados que pretende votar ainda nesta terça-feira (05) a PEC dos Benefícios, em comissão especial destinada a apreciar a proposta.

A oposição, no entanto, deve pedir vistas para adiar a votação. Segundo Forte, o objetivo é concluir a votação da PEC na Casa até o final desta semana, para que a proposta vá para promulgação. 

A coletiva de imprensa ocorreu depois de ser adiada por três vezes por Forte. 

O relator afirmou que o texto tramitará na Casa sem alterações por "questões operacionais". Por isso, o estado de emergência será mantido. Forte também desistiu de incluir na proposta outros benefícios, como o “vale-Uber”, para motoristas de aplicativos, e transporte escolar privado.

O parlamentar é o relator das PECs dos Benefícios e dos Biocombustíveis. O texto estabelece o aumento do Auxílio Brasil, o incremento no Vale Gás e a criação do Auxílio Caminhoneiro.

Proteção a Bolsonaro 

Ainda nesta terça-feira, em reuniões com líderes partidários, Lira defendeu a manutenção do estado de emergência. Por isso, Forte recuou neste ponto.

A benesse foi inserida para blindar o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), de possíveis punições da Lei Eleitoral.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.