Eleições 2022

Cortejado por chapas ao governo, Bilac Pinto apoia candidatura de Silveira

Em evento no Sul de Minas, o candidato ao Senado na chapa de Alexandre Kalil (PSD) recebeu apoio de lideranças do União Brasil

Por Franco Malheiro
Publicado em 18 de julho de 2022 | 18:39
 
 
1658180171984934JPG Foto: Montagem: Cleia Viana/Câmara dos Deputados e Pedro França/Agência Senado

Mesmo sem uma definição sobre qual candidatura ao governo de Minas Gerais o União Brasil caminhará em 2022, na última sexta-feira (15), em Andradas, no Sul de Minas, algumas lideranças do partido acenaram para um apoio individual à pré-candidatura ao Senado de Alexandre Silveira (PSD). O senador, que tenta à reeleição, compõe a chapa majoritária do ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD). 

O deputado Bilac Pinto (União Brasil), que chegou a ser cotado para vice na chapa do atual governador, Romeu Zema (Novo), estava presente e pontuou o histórico de Alexandre Silveira. 

“Alexandre é um construtor de pontes, é um homem que realiza, é um homem que faz, é um homem que se entrega e se dedica ao trabalho, é vocacionado para o serviço público, já ajudou muito nossa Minas. Ele foi diretor do Dnit e naquele tempo fez com que os mineiros pudessem trabalhar com um pouco mais de segurança, fez com que a nossa economia pudesse andar um pouco mais respaldada através das nossas rodovias federais. Alexandre saiu de uma origem humilde, assumiu o Senado da República e ajudou os 853 municípios de Minas com a liberação de verbas federais. É para todos nós uma grande referência. Siga em frente com meu apoio integral”, afirmou em discurso feito no evento.

Ex-prefeito de Andradas e pré-candidato da região à deputado estadual pelo União Brasil, Rodrigo Lopes afirmou que tem alguns posicionamentos políticos diferentes do PSD, mas que caminhará junto com Silveira.

“Eu nunca fui PT. Mas nunca tive problema de conversar, sempre prevaleceu o respeito e a tolerância. Nós temos muitos políticos que têm essa habilidade. O partido do senador está tomando um caminho para Presidência da República que eu não apoio. Mas eu apoio ele porque eu estou olhando os atributos dele. Tem gente botando nome para ser candidato a senador da direita que tem a ficha corrida difícil de engolir. A gente tem que avaliar a pessoa”, defendeu.

No evento, o ex-prefeito de Pouso Alegre e pré-candidato a deputado federal pelo União Brasil, Rafael Simões, também declarou apoio ao Senador. “Alexandre construiu uma trajetória de lutas em prol dos municípios, o que é o mais importante. Porque as pessoas moram no município, elas não moram na sede do Governo do Estado, nem na sede do Governo Federal. Cada uma delas mora nos seus municípios. Aqui é que estão as nossas dificuldades, é aqui que nós temos que enfrentar os problemas. E nós temos certeza de que Alexandre vai continuar podendo nos apoiar no Senado Federal”, afirmou.

O União Brasil tem sido cortejado por diversas pré-candidaturas ao governo de Minas. Nacionalmente, o presidente da sigla, Luciano Bivar, chegou a declarar que o partido estaria com a candidatura de Kalil, no entanto, lideranças estaduais não bateram o martelo e seguem dialogando e negociando o apoio, tanto na chapa do atual governador, como com as pré-candidaturas de Carlos Viana (PL) e do ex-deputado Marcus Pestana (PSDB).