Ativismo

Duda Salabert é reconhecida em lista dos 50 LGBTs Mais Influentes do Brasil 2020

Primeira mulher trans a ocupar uma cadeira na Câmara de BH, a professora e vereadora eleita ficou com a 25ª posição; Cantora Anitta ficou com o 1º lugar

Por Dayse Aguiar
Publicado em 25 de dezembro de 2020 | 18:02
 
 
CIDADES - ESPECIAL - CURSO DE PRE VESTIBULAR E EJA PARA PROSTITUTAS E AMBULANTES NA RUA GUAICURUZ 21/05/2018 NA FOTO : DUDA SALABERT Foto : Cristiane Mattos / O Tempo Foto: Cristiane Mattos / O Tempo

Candidata mais votada nas últimas eleições municipais de Belo Horizonte, a professora e vereadora eleita Duda Salabert (PDT) foi reconhecida como uma dos 50 LGBTs Mais Influentes do Brasil 2020, divulgada no início desta semana pela Rede Guiya, de São Paulo.

Primeira mulher trans a ocupar uma cadeira na Câmara, Duda ficou com a 25ª posição da lista, que tem a cantora Anitta, que se assumiu bissexual, no 1º lugar, além de Pablo Vittar e Léo Dias entre os citados.

No entanto, Duda ressalta que considera o reconhecimento como simbólico, mas que deseja mais, uma vez que, em 2020, aumentou em cerca de 30% o assassinato de travestis e transexuais no Brasil, se comparado ao ano passado.

"Esse é um dado alarmante, uma vez que o Brasil se configura como o país que mais mata pessoas transexuais no planeta. É o terceiro ano que estou nessa lista, mas é uma vitória simbólica, porque o que buscamos enquanto movimento LGBT, principalmente as pessoas travestis e transexuais, são vitórias concretas, como a criação de políticas públicas que combatam a violência contra a nossa comunidade", afirmou.

Composta por jornalistas, políticos, artistas, ativistas e empresários, o ranking foi divulgado pelo terceiro ano consecutivo.