O desfile de 7 setembro, em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, na avenida Afonso Pena teve início às 8h55 após o governador, Romeu Zema, chegar em um veículo blindado do Exército, acompanhado do comandante da 4ª região militar, general Altair José Polsin, do vice-prefeito da capital Paulo Lamac, do comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa, e pelo comandante dos Portos de Minas Gerais, capitão de mar e guerra Nicácio Satiro de Araújo.

Após a execução do hino nacional e do hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, o governador Romeu Zema autorizou o início do desfile.

Governador Romeu Zema autoriza início do desfile em comemoração à Independência do Brasil pic.twitter.com/IvBsxoqe87

— O Tempo (@otempo) September 7, 2019

Militares desfilam em veículos pela avenida Afonso Pena em comemoração à Independência do Brasil#7deSetembro #Independência pic.twitter.com/3PsIPEDM2s

— O Tempo (@otempo) September 7, 2019

Como pedido pelo presidente Jair Bolsonaro, algumas pessoas estão usando a camisa do Brasil ou enrolados em bandeiras do país, principalmente crianças acompanhada dos pais. Elas também agitam bandeirinhas de Minas Gerais. 

Neste ano, a organização do evento posicionou dois bolsões de acesso à avenida Afonso Pena para o público assistir ao desfile mais de perto. Um bolsão foi instalado na esquina com a rua da Bahia e outro na esquina da avenida Alvares Cabral. 

De acordo com a assessoria do evento, não haverá pronunciamento do governador