O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não deve participar da 26ª Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima (COP26), que começa no domingo (31) em Glasgow, na Escócia.
“A princípio eu não vou, não. É uma estratégia nossa, o nosso ministro do Meio Ambiente [Joaquim Leite] vai. E é um local que nós já assumimos compromisso, estamos cumprindo”, disse em entrevista à TV A Crítica, na noite de quarta-feira (27).
O governo brasileiro será cobrado pelos representantes de outros países e ambientalistas pelo desmatamento crescente na Amazônia durante a gestão de Bolsonaro. Ele, no entanto, fala em uma realidade diferente.
“Reduzimos os números da Amazônia bastante, poderíamos ter reduzido muito mais se o Rodrigo Maia [ex-presidente da Câmara dos Deputados] não tivesse boicotado uma MP [medida provisória] nossa que tratava da regularização fundiária. A gente conseguindo isso, que vamos aprovar ainda esse ano, qualquer foco de calor você sabe de quem é o CPF daquele foco”, declarou sobre o desmatamento na floresta amazônica.
“Você pega a região amazônica que é fiscalizada, é maior que a Europa Ocidental, como é que vai tomar conta dessa enormidade? Tem alguma coisa criminosa? Tem”, afirmou o presidente.