O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (15), que a “democracia está correndo risco” e que quem é “contra o sistema” atualmente é o presidente argentino, Javier Milei. “Quem é contra o sistema, hoje, é o Milei na Argentina. Até o Banco Central ele quer fechar, quer cortar tudo com serrote. É aqui o Bolsonaro, que eu não queria falar o nome dele. Até hoje ele não reconhece a derrota dele”, ressaltou o petista.
Lula discursou em evento no Rio Grande do Sul e também chamou a extrema-direita de “raivosa, ignorante e bruta”. “Corre risco pelo fascismo, corre risco pelo nazismo, corre risco pela extrema-direita raivosa, ignorante, bruta, que ofende as pessoas, que não acredita nas pessoas”, destacou.
O presidente ainda citou a importância da juventude para o sistema democrático. “Nós temos a obrigação de dizer isso para nossa juventude, que muitas vezes é muito imediatista. Muitas vezes é mais fácil a gente ser contra do que a gente pensar, porque uma bobagem você não tem que pensar, você fala”, disse.
Uma comitiva de ministros desembarcou, nesta sexta, no Rio Grande do Sul para anunciar a contratação de 857 novas moradias do Minha Casa, Minha Vida em 13 municípios do Estado. Os municípios contemplados são: Eldorado do Sul, Montenegro, Novo Hamburgo, Pelotas, Rio Grande, Santa Tereza, Venâncio Airesa, além de Arroio do Meio, Colinas, Cruzeiro do Sul, Estrela, Muçum e Roca Sales.
Além do ministro da Casa Civil, Rui Costa, também viajaram com o presidente os ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; das Cidades, Jader Filho; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; e da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta.