O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), inaugurou, nesta segunda-feira (7), a Infovia 01, iniciativa que visa levar internet banda larga para 11 municípios entre Santarém e Manaus, no Amazonas. Mais cedo, Lula visitou o navio Hospital Escola Abaré, na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
"A Infovia vai poupar milhões de árvores que não vão ser derrubadas, porque a infraestrutura será sustentável, dentro das águas. Com essa tecnologia, vamos permitir que o filho do pobre tenha a mesma qualidade de aula que o filho do rico, com internet de qualidade. É o Estado se aproximando das pessoas"
A infovia por onde passará uma rede de fibra ótica está submersa no leito de rios amazônicos e tem 1,100 quilômetros de extensão. A opção pela infovia submersa em leitos dos rios tem impacto ambiental menor. Caso a opção fosse rede enterrada ou por postes, quase 70 milhões de árvores poderiam ser derrubadas para garantir a extensão desta rede. O cabeamento foi feito para durar 25 anos submersos nos rios.
Participaram do evento os ministros Camilo Santana (Educação), Nísia Trindade (Saúde), Juscelino Filho (Comunicações), Jader Filho (Cidades), Celso Sabino (Turismo), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), o governador do Pará, Helder Barbalho, a primeira-dama, Janja da Silva, além de deputados e senadores.
Durante o evento, Lula também fez críticas a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). "Só para vocês terem ideia. Nós encontramos o Brasil com 14 mil obras paradas. Dessas, 4 mil na educação. Dentro da educação, quase 3 mil creches. Nós encontramos 186 mil casas abandonadas do Minha Casa Minha Vida. Eles inventaram de fazer o Casa Verde e Amarela. E eles não sabem que o povo não gosta só de verde e amarelo. O povo gosta de todas as cores", declarou.