O governo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), busca se aproximar da classe média e melhorar a sua popularidade com as medidas anunciadas nesta quinta-feira (25) para baratear veículos. Entre os atos, o comunicado que carros de até R$ 120 mil terão redução de IPI, PIS e Cofins

A ideia do governo é baratear o preço no Brasil. Hoje, os carros mais baratos fabricados no país custam cerca de R$ 70 mil. 

Segundo fonte do Palácio do Planalto ouvida pela reportagem de O TEMPO Brasília, a ação visa aproximação com a classe média, que recebe de 3 a 5 salários mínimos, ou seja, de R$ 3.960 a R$ 6.660, e obteve poder de compra aviltado pela inflação.

Essa mesma fonte confirmou a este jornal que medidas para facilitar o acesso à energia solar, o novo Minha Casa Minha Vida e o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) também pretendem aproximar Lula desse estrato social.

Procurado por O TEMPO Brasília, o professor de ciência política Valdir Pucci analisou que a medida de baratear o preço dos carros é uma jogada para melhorar a popularidade do governo, especialmente quando considerada a disputada presidencial, que deixou o petista em desvantagem na classe média. 

“Essa medida é o começo de uma jogada política do governo. Justamente a classe média, esse extrato de três a cinco salários mínimos, é a mais refratária ao governo Lula. Se analisar os dados da própria campanha e da eleição presidencial, será possível observar que foi nesse patamar que Lula teve maior rejeição e dificuldade de mandar a sua mensagem”, analisou. 

No entanto, segundo analisou o especialista, somente a redução dos impostos não resolverão o entrave do alto preço dos veículos, especialmente de um "carro zero".

Atualmente, o carro novo mais barato do Brasil é o Renault Kwid, que custa R$ 69 mil. Mesmo com a redução máxima de 10,96% do preço anunciada pelo governo nesta quinta (25), ele ficaria no patamar de R$ 61,5 mil. 

“Lula preparou um pacote de governo para atender esse público [classe média], começando por essa medida do carro. Entretanto, a gente tem que lembrar que o valor do carro no mundo não está só caro por conta do imposto. Essa alta do preço inclui, entre outras coisas, os insumos para produção do carro, como investimento em tecnologia”, sinalizou o especialista. 

Para Pucci, ainda são baixos os incentivos para a compra de um carro popular.

"Ainda serão carros de cerca de 60 mil reais. Um valor muito impeditivo para classe média da população. Especialmente para um carro zero”.

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