Eleições 2022

Defesa pede ao TSE acesso ao código-fonte das urnas, já disponível há um ano

Pasta enviou ofício ao tribunal em caráter “urgentíssimo. General Paulo Sérgio Nogueira pede acesso aos dados até 12 de agosto, mas ele já está liberado desde outubro de 2021

Por O TEMPO BRASÍLIA
Publicado em 02 de agosto de 2022 | 16:45
 
 
Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados

Em mais uma frente de atrito, o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, pediu que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dê acesso ao código-fonte das urnas eletrônicas. A pasta enviou ofício de caráter “urgentíssimo” pedindo os dados até 12 de agosto.

O código-fonte consiste nos sistemas e programas que serão usados nas eleições.

Em outubro de 2021, o TSE abriu os códigos para as entidades e partidos políticos autorizados para a fiscalização e inspeção da urna. As Forças Armadas estão entre as entidades autorizadas. Ou seja, o ministro da Defesa pediu acesso urgente a algo já disponível para ele há quase um ano.

A abertura dos códigos é um procedimento padrão das eleições e costuma acontecer a seis meses das eleições, mas foi antecipado para um ano antes do pleito.

A íntegra do pedido não foi divulgada pelo Ministério da Defesa, mas o TSE confirma a entrega do documento, enviado nesta segunda-feira (1º). 

O general encaminhou outro ofício cobrando o envio de informações para o grupo técnico das Forças Armadas. O pedido já havia sido feito em julho. 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.