Eleição 2022

TSE antecipa abertura dos programas de votação para inspeção

Procedimento acontecerá no próximo dia 4 de outubro, 12 meses antes do primeiro turno das eleições

Por FERNANDA VALENTE
Publicado em 28 de setembro de 2021 | 20:25
 
 
O adiamento da Eleições 2020 em Macapá foi determinado pela Justiça Eleitoral, em decorrência da calamidade pública causada pelo 'apagão' no estado do Amapá Foto: Nelson Jr. / TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (28) a antecipação da abertura dos códigos-fonte da urna eletrônica para inspeção. Com a medida, a corte abrirá os sistemas e programas que serão usados nas eleições de 2022 no próximo dia 4 de outubro, quase 12 meses antes do primeiro turno. Antes, o procedimento acontecia a seis meses antes do pleito.

A votação foi unânime. O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, foi o relator da resolução e justificou que há “necessidade de ampliar a transparência do processo eleitoral, especialmente quanto ao desenvolvimento e auditabilidade do sistema eletrônico de votação”.

No dia 4 de outubro, às 14h, todos os passos do sistema eleitoral serão explicados. Foram convidados os membros da comissão de transparência das eleições do TSE, os ministros do TSE e representantes dos partidos políticos. Outras instituições também poderão acompanhar. 

As eleições de 2022 estão previstas para 2 de outubro. O TSE estará sob gestão do ministro Alexandre de Moraes, que assume a presidência da corte em agosto do próximo ano.