Eleições 2022

Luciano Bivar desiste de concorrer à Presidência

Presidente do União Brasil deve tentar reeleição à Câmara e declarar apoio a Lula já no primeiro turno

Por Gabriela Oliva
Publicado em 31 de julho de 2022 | 16:21
 
 
O presidente do União Brasil, Luciano Bivar Foto: Câmara dos Deputados

O presidente do União Brasil e deputado federal, Luciano Bivar, desistiu da candidatura à Presidência nas eleições de 2022. A informação foi confirmada por fontes do partido ao portal O TEMPO.

O anúncio oficial do declínio também ocorreu durante a convenção estadual do partido em Pernambuco, que aprovou a pré-candidatura de Miguel Coelho ao governo estadual. Bivar anunciou, ainda, que a sigla pode lançar a senadora Soraya Thronicke (MS) à disputa presidencial. 

Agora, a tendência é que Bivar apoie o pré-candidato ao Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já no primeiro turno. Segue o mesmo caminho de Janones, que está disposto a abrir mão da disputa para apoiar o petista. 

Conflitos no ambiente político

Atual presidente do União Brasil, resultado da fusão do DEM e PSL, Bivar ofereceu o último partido para Bolsonaro se eleger em 2018, mas após discordâncias, o chefe do Executivo federal saiu da sigla.

A intenção do presidente da República era criar um partido, o Aliança pelo Brasil, mas o projeto não foi finalizado por falta de assinaturas. Por isso, em novembro de 2021, se filiou ao PL.

Centro de conflitos políticos, Bivar integra o mesmo partido do ex-juiz federal Sergio Moro, candidato ao Senado pelo Paraná e rival de Lula. 

 Ambiente desfavorável a Moro

O partido Podemos estuda lançar o senador Alvaro Dias (PR) como candidato à presidência da República. O convite foi feito a ele na convenção nacional da legenda, neste domingo (31). 

Dias é pré-candidato ao Senado pelo Paraná e pode tentar o quarto mandato consecutivo. O senador pode ter como principal adversário Sergio Moro.

O Podemos tinha no ex-juiz seu pré-candidato à presidência da República, mas ele trocou a legenda pelo União Brasil, em abril. No novo partido, enfrentou resistências e não conseguiu espaço para manter sua pré-candidatura ao Planalto.

Conheça os pré-candidatos à Presidência

Atualmente, o Brasil tem 11 pré-candidatos à Presidência da República. Seus nomes começaram a ser oficializados a partir das convenções partidárias que começaram na última quarta-feira (20). Saiba quem são os postulantes ao Palácio do Planalto.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.