No dia 2 de outubro, os brasileiros irão às urnas decidir seus representantes para os próximos anos. Neste ano, estão em disputa os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital.
No entanto, a poucos dias para as convenções partidárias, que vão ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto, já são 13 os pré-candidatos apresentados pelas siglas.Segundo a Justiça Eleitoral, o pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.
Conheça abaixo quem são os 12 pré-candidatos à Presidência da República:
Ciro Gomes (PDT)
Ciro Ferreira Gomes, de 64 anos, nasceu em São Paulo, Pindamonhangaba. Veterano na política, disputou sua primeira eleição em 1982.
Foi duas vezes deputado estadual, deputado federal, prefeito de Fortaleza, governador do Ceará, ministro da Fazenda e ministro da Integração Nacional.
Disputou o Planalto em 1998, 2002 e de 2018. Perdeu em todas.
Felipe d’Avila (NOVO)
No dia 02 de outubro de 2021, o Novo apresentou oficialmente a pré-candidatura do cientista político Luiz Felipe d’Avila, de 58 anos.
Com mestrado em administração pública pela Harvard Kennedy School, também é coordenador do movimento “Unidos Pelo Brasil” e fundador do Centro de Liderança Pública (CLP).
Jair Bolsonaro (PL)
O presidente Jair Messias Bolsonaro, de 66 anos, é pré-candidato à reeleição pelo Partido Liberal (PL). Nasceu em Glicério, São Paulo, e foi registrado na cidade de Campinas.
Entre os anos de 1991 a 2018, foi deputado federal pelo Rio de Janeiro. É o primeiro militar eleito por voto direto em mais de 70 anos. O último foi Eurico Gaspar Dutra, em 1945.
José Maria Eymael (DC)
O fundador e presidente do Democracia Cristã, José Maria Eymael, de 82 anos, é pré-candidato à Presidência pelo partido.
Já foi deputado federal de 1986 a 1995. Disputou 5 campanhas presidenciais, mas nunca venceu.
Leonardo Péricles (UP)
Nascido em Belo Horizonte, Leonardo Péricles Vieira Roque, 40 anos, é presidente e pré-candidato ao Planalto pelo partido mais novo do Brasil, o Unidade Popular pelo Socialismo (UP). É militante pelo direito à moradia.
Foi candidato a vice-prefeito de Belo Horizonte na chapa da deputada federal Áurea Carolina (PSOL). Não venceram a disputa.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Luiz Inácio Lula da Silva, de 76 anos, nasceu na cidade de Garanhuns, interior de Pernambuco. Ex-sindicalista, é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores.
Foi presidente do Brasil de 2003 a 1 de janeiro de 2011. Passou a faixa presidencial à colega de partido, Dilma Rousseff.
Pablo Marçal (PROS)
Pablo Henrique Costa Marçal, de 35 anos, é youtuber e filiado ao Partido Republicano da Ordem Social (PROS).
Ficou conhecido ao guiar uma expedição com um grupo de 32 pessoas para o Pico dos Marins, no interior de São Paulo, e precisar de resgate do Corpo de Bombeiros após se perder.
Simone Tebet (MDB)
Nascida em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Simone Nassar Tebet, de 52 anos, é uma advogada e senadora brasileira, filiada ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
No Senado Federal, liderou a primeira bancada feminina da Casa e tornou-se presidente da Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher.
Foi também a primeira mulher a disputar a presidência do Senado desde o Império.
Sofia Manzano (PCB)
Sofia Padua Manzano, de 51 anos, é uma economista, professora, e filiada ao Partido Comunista Brasileiro (PCB).
Militante da sigla desde 1989, integra o Comitê Central do PCB e foi presidente da União da Juventude Comunista (UJC).
Soraya Thronicke (União)
Soraya Thronicke foi eleita senadora pelo PSL em 2018, na esteira do bolsonarismo. Presidiu a Comissão de Agricultura do Senado de 2019 a 2020 e depois, rompeu com o apoio incondicional ao governo Jair Bolsonaro, sobretudo durante a CPI da Pandemia, em 2021.
Vera Lúcia (PSTU)
Vera Lúcia Pereira da Silva Salgado, de 54 anos, nasceu no município de Inajá, Pernambuco. É filiada ao Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), partido pelo qual disputará ao Planalto.
Já foi filiada ao PT, mas foi expulsa do partido em 1992. Foi candidata a governadora de Sergipe, a prefeita de Aracaju, a deputada federal e à Presidência da República, mas nunca foi eleita a um cargo público.
Roberto Jefferson (PTB)
Nascido em Petrópolis (RJ) em 14 de junho de 1953, Roberto Jefferson tem 69 anos e uma carreira política recheada de experiências e polêmicas. Ele foi deputado federal pelo Rio de Janeiro por seis mandatos, de 1983 até 15 de setembro de 2005.
Na ocasião, foi cassado por envolvimento no escândalo do mensalão, que ele mesmo denunciou. Por causa do esquema, foi condenado a mais de 7 anos de prisão, com início do cumprimento em regime semiaberto. Ele estava em regime aberto desde 2015.
Em 13 de agosto de 2021, porém, a pedido da Polícia Federal, foi preso por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) por atos antidemocráticos e ameaças a ministros da Corte.
*Essa matéria foi atualizada no dia 1º de agosto de 2022 para excluir o nome de Luciano Bivar (União), que desistiu da candidatura, e incluir o de Roberto Jefferson, escolhido pelo PTB em convenção.
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.