Eleições 2022

Lula: povo brasileiro vai dar 'golpe democrático' em Bolsonaro nas eleições

Petista também defendeu a segurança das urnas eletrônicas

Por Pedro Augusto Figueiredo
Publicado em 11 de maio de 2022 | 18:59
 
 
Lula foi recebido em Juiz de Fora pela prefeita Margarida Salomão (PT) Foto: Divulgação/Margarida Salomão

Pré-candidato à Presidência, o ex-presidente Lula (PT) afirmou nesta quarta-feira (11) que o presidente Jair Bolsonaro (PL) vai sofrer um ‘golpe democrático e popular’ nas eleições. O petista demonstrou confiança que vencerá Bolsonaro no pleito.

“Bolsonaro fala em golpe todo dia, a imprensa fala em golpe, ele vai ver o golpe que vai sofrer. No dia 2 de outubro (data do 1º turno), o povo brasileiro vai dar o golpe no autoritarismo dele e vai restabelecer a democracia neste país. Vai ser o primeiro golpe democrático e popular. Um golpe sem fuzil, sem metralhadora… É um golpe da eleição democrática”, declarou Lula durante evento em Juiz de Fora, na Zona da Mata.

O petista disse que, ao contrário de Bolsonaro, confia nas urnas eletrônicas. “Ele está dizendo que vai ter roubo na urna eletrônica. Sabe por que eu confio na urna eletrônica? Porque se pudesse roubar na urna eletrônica um torneiro mecânico não teria sido presidente da República duas vezes. O PT não teria sido o segundo colocado em 1989, 1994 e 1998. O primeiro em 2002, 2006, 2010 e 2014 e o segundo em 2018. E vamos ser o primeiro outra vez em 2022”, prosseguiu Lula.

O ex-presidente lembrou da eleição de 1989, quando concorreu com uma série de candidatos e ainda assim foi ao segundo turno com o então candidato Fernando Collor, que saiu vencedor e disse que perdeu “por causa da tramoia” que a Globo fez no último debate.