Novo mandato

Nely Aquino é reeleita presidente na Câmara de BH

Única concorrente da atual presidente era Duda Salabert (PDT), que teve sete votos

Por Lucas Henrique Gomes
Publicado em 01 de janeiro de 2021 | 17:53
 
 
Nely Aquino recebeu 34 votos e foi eleita para presidir o Legislativo municipal Foto: Flavio Tavares

Após a posse dos vereadores eleitos em Belo Horizonte nesta sexta-feira (1º), os parlamentares elegeram a nova Mesa Diretora para o biênio 2021-2022. A vereadora Nely Aquino (Podemos) foi reeleita para presidir o Legislativo municipal, com 34 votos. O ex-presidente Henrique Braga (PSDB) foi escolhido como primeiro vice-presidente.

Foram eleitos também para ocupar a Mesa Diretora os vereadores Reinaldo Gomes (MDB), como segundo vice-presidente; Cláudio do Mundo Novo (PSD), como secretário geral; Juliano Lopes (PTC), como primeiro secretário; e Wilsinho da Tabu (PP), como segundo secretário. Walter Tosta (PL) será o corregedor, e Marilda Portela vai assumir a Ouvidoria da Casa.

Nely teve apenas uma concorrente na disputa pela presidência. A vereadora Duda Salabert (PDT), uma candidatura articulada por parlamentares de esquerda, angariou sete votos.

A articulação de Nely para a recondução ao cargo começou logo após a eleição, em 15 de novembro. No início de dezembro ela reuniu vereadores em um jantar na casa dela para firmarem o apoio à candidatura. O movimento, realizado por ela sozinha, desagradou ao líder de governo, Léo Burguês (PSL), que chegou a atacar a presidente em plenário, mas dias depois acabou compartilhando um post em que declarou apoio à recondução no intuito de apaziguar o clima na Casa.