Honraria

Ronaldo, Emílio do Pânico e opositores de Lula recebem Medalha da Inconfidência

Homenageados receberão o prêmio das mãos do governador Romeu Zema (Novo), em cerimônia no domingo, em Ouro Preto

Por Hermano Chiodi
Publicado em 19 de abril de 2024 | 16:53
 
 
Medalha da Inconfidência é honraria entregue pelo governo de Minas Gerais desde 1952 Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG

A lista dos 171 homenageados da Medalha da Inconfidência em 2024, uma das principais honrarias entregues pelo governo mineiro, inclui nomes que chamam a atenção. Entre eles estão o gestor da SAF Cruzeiro, o ex-jogador Ronaldo Fenômeno, e o radialista Emílio Surita, que ficou conhecido como apresentador do programa “Pânico” em redes rádio e TV.

Em relação ao 'dono do Cruzeiro', desde que assumiu a SAF, Ronaldo tem figurado entre agraciados com honrarias em Minas Gerais. No fim de março (27), ele recebeu, na Assembleia Legislativa, o título de "Cidadão Honorário de Minas Gerais". Em seu discurso, o ex-jogador destacou sua história no Estado. “Aqui tive a certeza de que meus sonhos eram possíveis e daqui parti para conquistá-los", disse.

Política

A lista completa é extensa e com representantes de diversos grupos e ideologias políticas, além de entidades que contribuíram para o desenvolvimento do Estado e do país. Mas ganha corpo com nomes vinculados à oposição ao governo do presidente Lula (PT).

O destaque do dia ficará com a entrega do “Grande Colar”, que neste ano será entregue este ao ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso.

Também constam entre os agraciados, a ex-ministra da Agricultura no governo Jair Bolsonaro, senadora Tereza Cristina (PP/MS), o deputado Marcel Van Hattem (Novo/RS), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o ex-candidato a presidente pelo Partido Novo, do governador Romeu Zema, Felipe D’Avila.

Não é a primeira vez que a lista da Medalha da Inconfidência se mistura com as disputas políticas de momento. Em 2019, primeiro ano do governador Romeu Zema frente ao governo de Minas, o prêmio do Grande Colar foi entregue ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e, no ano passado, o Grande Colar foi entregue ao ex-presidente Michel Temer e entre os homenageados com medalha estava o senador Sérgio Moro (União), responsável por determinar a prisão de Lula. 

Quando o governador era Fernando Pimentel (PT), o Grande Colar, prêmio de destaque, foi entregue ao então presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, atual ministro da Justiça, que comandava a corte enquanto corria o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, aliada do então governador de Minas.

Honraria

A entrega da medalha da inconfidência foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck e é entregue, tradicionalmente, todo 21 de abril, Dia de Tiradentes, em alusão a Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como epicentro a cidade de Ouro Preto, no século XVIII. Todos os anos, a cerimônia de entrega é realizada em Ouro Preto, que vira sede do governo mineiro por um dia.

Em 2024, o governador Zema, fará a entrega das medalhas no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).