ELEIÇÕES 2022

Tebet terá apoio nos 27 estados, diz Baleia Rossi ao minimizar alianças com Lula

Apesar da insistência do presidente do MDB, em pelo menos 11 estados os emedebistas já declararam apoio a Lula

Por Levy Guimarães
Publicado em 18 de julho de 2022 | 20:08
 
 
Deputado Baleia Rossi Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O presidente do MDB, o deputado federal Baleia Rossi (SP), relativizou, nesta segunda-feira (18), o apoio de lideranças do partido no Norte e Nordeste ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida ao Palácio do Planalto, ao invés da candidata emedebista, a senadora Simone Tebet (MS).

Também nesta segunda, líderes do MDB em 11 estados anunciaram que irão apoiar Lula na disputa presidencial. Porém, Rossi classifica o movimento como “minoria”.

“Conversei há pouco com alguns dirigentes do MDB que supostamente estariam com outro candidato a presidente. Eles me garantiram que vão apoiar Simone Tebet na convenção que vai homologá-la candidata. Decidimos por maioria, respeitando as minorias. Teremos apoios nos 27 estados”, publicou pelas redes sociais.

“O Brasil precisa de uma alternativa aos polos. Mais do que tudo, precisa respeitar as decisões democráticas. Nesse último caso, todos os dirigentes do MDB estão de pleno acordo. Exatamente porque essa é a maior força do nosso partido”, disse.

Apesar de contar com o respaldo da direção nacional do partido, Simone Tebet vem enfrentando dificuldades na construção de palanques estaduais dentro do próprio MDB.

Parlamentares, governadores e ex-governadores da legenda em estados do Norte e do Nordeste têm aliança histórica com o PT, o que deve ser reafirmado em 2022, sobretudo com Lula liderando as pesquisas de intenção de voto. Por outro lado, lideranças no Sul do país e no Centro-Oeste flertam com um apoio ao presidente Jair Bolsonaro.

Com isso, mesmo que Tebet tenha a candidatura homologada pela convenção nacional do partido, no dia 27 de julho, com o aval de todos os diretórios estaduais, o MDB deverá caminhar dividido durante a campanha. O evento será feito de forma virtual.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.